No mesmo dia em que se comemora o 38º aniversário da instalação do TRT da 15ª Região, 5/12, a Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann tomou posse como Presidente do órgão para o biênio 2024-2026. A AMATRA XV foi representada por sua Presidente, a Juíza Regina Urbano.
Também foram empossados os Desembargadores Helcio Dantas Lobo Júnior (Vice-Presidente Administrativo), Wilton Borba Canicoba (Vice-Presidente Judicial), Renan Ravel Rodrigues Fagundes (Corregedor), Edison dos Santos Pelegrini (Vice-Corregedor), Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo (Diretor da EJUD-15), Eleonora Bordini Coca (Vice-Diretora da EJUD-15), Edmundo Fraga Lopes (Ouvidor) e Rosemeire Uehara Tanaka (Vice-Ouvidora).
O evento reuniu diversas autoridades do Judiciário, como os Ministros do TST Luiz José Dezena da Silva (representando o Presidente, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga), Morgana de Almeida Richa e Sérgio Pinto Martins, e o conselheiro do CNJ e Juiz do TRT-15 Guilherme Guimarães Feliciano. Estiveram presentes também representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, do Ministério Público do Trabalho e da OAB, servidores, familiares e amigos dos empossados.
Pela AMATRA XV, também estiveram presentes os Juízes Marcel de Ávila Soares Marques (Vice-Presidente e Secretário-Geral) e Maria Lúcia Ribeiro Morando (Presidente da Comissão de Prerrogativas), o Desembargador Fábio Bueno de Aguiar (Diretor Cultural e de Cidadania), a Desembargadora Aposentada Eliana Felippe Toledo (Diretora de Aposentados e Pensionistas) e os Diretores regionais: Lucineide Almeida de Lima Marques (Bauru), Patrícia Juliana Marchi Alves (Campinas), Régis Antônio Bersanin Nieddu (Presidente Prudente), Priscila Gil de Souza Murad (São José de Rio Preto), Francisco Duarte Conte (Sorocaba), Fernanda Constantino de Campos (Conselho Fiscal) e Desembargador Marcos da Silva Porto (integrante da Comissão de Prerrogativas).
Nova Presidente do TRT-15
A nova Presidente do TRT-15, Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, fez um discurso emocionante, destacando sua trajetória na Justiça do Trabalho desde 1993. Ela citou sua mãe, a Desembargadora Aposentada e ex-Presidente do TRT-2, Maria Aparecida Pellegrina, como inspiração e modelo de determinação. Agradeceu também aos filhos e à avó por suas influências.
A magistrada enumerou como prioridades de sua gestão a inovação tecnológica com foco na ampliação das iniciativas do programa Justiça 4.0, como o Juízo 100% Digital e os Núcleos de Justiça 4.0. Comprometeu-se a ampliar os Pontos de Inclusão Digital (PIDs), garantindo acesso à Justiça para os cidadãos excluídos do mundo tecnológico.
A Desembargadora destacou projetos como "Especializa & Equaliza" e a necessidade de diálogo com magistrados, servidores e instituições parceiras. "Conclamo a todas e a todos que, ultrapassadas as divergências, nos unamos e façamos das diferenças material de rico debate para o crescimento institucional."
Discurso de despedida
O Desembargador Samuel Hugo Lima proferiu um discurso emocionante. Destacou que seus dois anos de gestão foram marcados por desafios, como o retorno ao presencial após a pandemia e a falta de servidores.
Listou suas principais conquistas, como a criação do laboratório de inovação Co.Labora 15, o Prêmio Ouro de Qualidade do CNJ e a criação de 15 cargos de Desembargador sem aumento de despesas.
O magistrado ressaltou a "dramática" falta de servidores, no primeiro grau e nos gabinetes. Alertou, ainda, sobre o risco de colapso dos serviços administrativos do segundo grau nos próximos 2 anos.
Agradeceu aos Desembargadores, Juízes, servidores e parceiros, incluindo a AMATRA XV, “pela parceria aberta e leal”. Também agradeceu a Deus, ao filho Guilherme, à nora Dani, à netinha Manu e à esposa Elenice. Por fim, desejou sucesso à nova administração.
AMATRA XV
Ao iniciar sua fala, a presidente da AMATRA XV, Juíza Regina Urbano, dirigiu-se à administração que encerrou o mandato, destacando a gestão eficiente, produtiva e transparente. "Muitos foram os desafios vividos ao longo dos últimos dois anos, mas a administração sempre encontrou um caminho onde prevaleceram o diálogo, o respeito e a empatia".
Na sequência, a magistrada celebrou a posse de mais uma mulher na presidência da Corte, citando as Desembargadoras Eliana, Gisela e Ana Amarylis. "Assim como as que lhe antecederam, a doutora Ana Paula nos mostra liderança, sabedoria, empenho e muita determinação. Tem uma carreira com mais de 31 anos marcada pela dedicação e comprometimento, tendo sido inclusive presidente da AMATRA XV no biênio 2007-2009".
Para encerrar, ratificou que a nova Presidente segue o exemplo de sua mãe, "que lhe ensinou a lutar sem desistir e seguir em frente em nome da Justiça". E finalizou registrando a certeza de que o diálogo e o compromisso com a justiça serão pilares fundamentais na jornada da nova administração.
A Desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, Presidente da Corte (biênio 2018-2020), fez a tradicional saudação em nome do Colegiado à nova Administração. Antes, porém, ela dirigiu algumas palavras à Administração que se despedia.
Associativismo
No movimento associativo, Ana Paula Lockmann foi a segunda mulher a presidir a AMATRA XV, no biênio 2007-2009. Antes de administrar a Associação, ela foi Secretária Geral (2003-2005) e Vice-Presidente (2005-2007). Na ESMAT 15, atuou como Diretora Administrativa e Financeira (2013-2015) e integrou o Conselho Acadêmico (2015-2016).
Confira mais fotos na galeria abaixo (em construção):
Com informações e fotos do TRT-15