Dando sequência à agenda de encontros que visam avaliar os seis primeiros meses de implementação do Projeto Simetria, ontem, 16/09, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Francisco Duarte Conte, e o Diretor Regional de Ribeirão Preto, Juiz Thiago Nogueira Paz, reuniram-se com gestores e magistrados da circunscrição de Ribeirão Preto.
Durante a atividade, que ocorreu de maneira telepresencial, foram levantadas sugestões para aprimorar o projeto. Essas propostas serão sistematizadas e encaminhadas à Diretoria Executiva da Associação e à Administração do Tribunal.
A AMATRA XV reforça seu compromisso de manter um diálogo contínuo com seus associados, atuando com atenção e prontidão para atender às suas demandas.
Hoje, 17/9, a partir das 18h, o encontro será com os associados da circunscrição de Sorocaba.
RESUMO A ESMAT 15 realizou em 13/09, na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas/SP, a aula inaugural da 3ª edição do Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos. O encontro contou com aula do Juiz André Araújo Molina sobre o tema “Gerenciando Precedentes”, destacando a importância da hermenêutica e da interpretação contextual dos julgados. A abertura e o encerramento foram conduzidos pelo desembargador Fábio Bueno de Aguiar.
A ESMAT 15 realizou, no dia 13/09, a aula inaugural da 3ª edição do Programa Executivo de Altos Estudos Jurídicos (PEAEJ). O evento aconteceu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas/SP.
A exposição principal foi conduzida pelo pós-doutor em Direito do Trabalho e juiz do Trabalho do TRT-23, André Araújo Molina, que abordou o tema "Gerenciando Precedentes: O Poder Estratégico dos Julgados Trabalhistas". Durante sua apresentação, ele abordou conceitos de filosofia do direito e direitos fundamentais, destacando a importância da interpretação contextual dos precedentes. Para ilustrar os temas do STF e TST, ele analisou casos práticos e explicou técnicas como a distinção e a superação de precedentes e, ainda, respondeu a perguntas dos presentes.
De acordo com a advogada Giulia Serafim, a aula foi excelente, com discussões sobre teses recentes do TST, que geraram excelentes debates e reflexões entre os participantes. "Com uma didática clara e envolvente, que aproxima os alunos, o professor e juiz Dr. André destacou como a linguagem pode levar a diferentes interpretações e reforçou a importância da hermenêutica jurídica na interpretação dos julgados para a formação dos precedentes."
A abertura e o encerramento da atividade ficaram a cargo do coordenador pedagógico e conselheiro da ESMAT 15, o desembargador Fábio Bueno de Aguiar, que também é o idealizador do projeto. Em sua fala, ele ressaltou a importância do programa, os resultados das edições anteriores e a consolidação de parcerias com instituições como a Mackenzie, a AMCHAM, o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) e o Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (SINSA).
A AMATRA XV cumprimenta seu associado e ex-Presidente, o Desembargador Gerson Lacerda Pistori, pela aposentadoria publicada no Diário Oficial da União, com início em 16/09/2025.
Natural de Santos (SP), Gerson Lacerda Pistori é formado em Direito e pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo, Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Paulista e Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Ele exerceu advocacia e assessoria jurídica junto a sindicatos, associações e fundações de 1975 a 1988.
Seu ingresso na magistratura ocorreu em 01/12/1988, quando tomou posse para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto no TRT-15.
Em 10/04/1990, foi promovido a Juiz Titular de Vara do Trabalho, pelo critério de merecimento, tendo atuado na 2ª VT de Jaú (10/04/1990 a 29/07/1990), 1ª VT de Jundiaí (30/07/1990 a 30/05/1993), 1ª VT de Campinas (31/05/1993 a 09/12/1993) e 6ª VT de Campinas (10/12/1993 a 12/05/2002).
Em 13/05/2002, tomou posse no cargo de Desembargador do Trabalho, pelo critério de antiguidade. No Tribunal, desempenhou as funções de Juiz Auxiliar da Corregedoria (07/12/1995 a 05/11/1996), Vice-Corregedor Regional (10/12/2010 a 09/12/2012) e Corregedor Regional (05/12/2014 a 09/12/2016). Integrou, ainda, o Órgão Especial, a Seção de Dissídios Coletivos e a 7ª Câmara da 4ª Turma.
Gerson Lacerda Pistori ministra aulas de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho em cursos de pós-graduação, é autor de diversos artigos e livros e é Presidente do Conselho de Administração do "Saúde ABAS".
Ele é filho de Antônio e Ruth Pistori, casado com Maria Helena, pai de Frederico, Letícia e do saudoso João Francisco, e avô de Beatrice e Maitê.
Associativismo
Na AMATRA XV, além de ter sido Presidente por duas vezes (1992/1993 e 1993/1994), Gerson Lacerda Pistori foi Diretor Cultural (1990/1991), Secretário (1991/1992) e suplente do Conselho Fiscal (1994/1995 e 1995/1997).
A AMATRA XV parabeniza seu associado e ex-Presidente pelos 37 anos dedicados à prestação de serviços aos jurisdicionados e manifesta seus votos de que desfrute da nova fase com a consciência do dever cumprido.
A Escola Superior dos Magistrados do Trabalho da 15ª Região – ESMAT 15 comemora seus 13 anos de fundação com uma edição especial do ESMAT DEBATE, no dia 23 de setembro, às 10h.
O tema será: “A escuta ativa como ferramenta de oratória”, com a convidada Suzeli Damaceno, jornalista, especialista em comunicação acessível e em acessibilidade digital.
O evento visa trazer uma nova perspectiva da comunicação, mostrando como a escuta ativa e a empatia podem transformar interações, reduzir ruídos, fortalecer a confiança, aumentar o engajamento e dar legitimidade à fala. Serão discutidos aspectos emocionais — de quem fala e de quem escuta — e como eles impactam a comunicação verbal (palavras, tom de voz, perguntas, respostas) e não verbal (gestos, expressões, postura, silêncio, emojis e figurinhas).
Debatedores: Fábio Bueno de Aguiar – Desembargador do TRT-15 e Coordenador Pedagógico da ESMAT 15
Mariana Cavarra Bortolon – Juíza do Trabalho do TRT-15
Averbação das horas: Após o evento, a ESMAT 15 solicitará à EJUD15 a averbação das horas de participação dos associados na atividade.
▶️ Aberto ao público: a edição comemorativa será transmitida ao vivo no YouTube da ESMAT 15. Acesse:
RESUMO Em 09/09, a Juíza Francieli Pissoli tomou posse como Titular da 2ª Vara do Trabalho de Franca, em cerimônia no TRT-15 conduzida pela Presidente Ana Paula Pellegrina Lockmann e prestigiada por autoridades como o Presidente da AMATRA XV, Juiz Francisco Conte. Promovida por merecimento, emocionou-se ao relembrar sua trajetória e reafirmou o compromisso com uma justiça efetiva e célere.
Ontem, 09/09, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Francisco Duarte Conte, participou da cerimônia de posse da magistrada Francieli Pissoli como Juíza Titular da 2ª Vara do Trabalho de Franca, pelo critério de merecimento. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Presidência do TRT-15 e foi conduzida pela Presidente da Corte, Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.
Na oportunidade, o Juiz Francisco Conte parabenizou a homenageada pela promoção, destacando sua trajetória de quase quinze anos de dedicação. Ele ressaltou que a titularidade é mais do que uma conquista individual, “é o reconhecimento de uma trajetória pautada pela ética, pela seriedade e pela entrega à jurisdição”, além de marcar o início de uma nova fase com a oportunidade de continuar fazendo justiça. Por fim, desejou sucesso, felicidade e harmonia para a nova etapa de sua carreira e vida pessoal.
Em seu discurso de posse, a Juíza Francieli Pissoli, muito emocionada, falou da satisfação em ter trabalhado com colegas e servidores dedicados e expressou seu orgulho pelo trabalho realizado na 5ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto. A magistrada mencionou que a vara está com uma ótima gestão e pautas de audiências atualizadas, reforçando seu compromisso em entregar uma "justiça efetiva e célere".
Francieli Pissoli finalizou agradecendo a confiança do Tribunal para assumir a nova missão na 2ª VT de Franca, prometendo continuar a trabalhar com empenho, e fez um agradecimento especial a seu filho, Vicente.
A Presidente Ana Paula Pellegrina Lockmann, também cumprimentou a Juíza Francieli pela promoção, destacando sua trajetória de dedicação à magistratura trabalhista e enfatizou os desafios da função, especialmente em Franca, um importante polo econômico e industrial do estado, conhecido como a "Capital do Calçado Masculino". Para encerrar, desejou sucesso em sua nova etapa, pedindo “que nunca lhe falte inspiração, serenidade e senso de justiça”.
A solenidade também contou com a presença do Vice-Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo José de Lira; do Juiz Guilherme Guimarães Feliciano (Conselheiro do CNJ e ex-Presidente da AMATRA XV e ANAMATRA), de diversos Desembargadores, Juízes, servidores e familiares.
Homenageada Francieli Pissoli nasceu em Araucária (PR). É graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2004) e Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela PUC/PR. A magistrada tem experiência em Direito do Trabalho e Administração.
Para ver as fotos do evento, acesse a galeria abaixo.
RESUMO No dia 05/09, a AMATRA XV promoveu em Campinas uma palestra sobre “Sustentabilidade e Trabalho Decente” para alunos da Escola Virgínia Mendes Antunes de Vasconcellos, com a Juíza Marina Zerbinatti, que destacou a importância de levar cidadania e direitos fundamentais à comunidade escolar, também distribuindo kits do Comitê do Trabalho Seguro.
No dia 05/09, a Coordenadoria Regional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, no âmbito da AMATRA XV, promoveu uma palestra sobre "Sustentabilidade e Trabalho Decente" para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Virgínia Mendes Antunes de Vasconcellos, em Campinas (SP).
A atividade contou com a participação da Juíza do Trabalho Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, Gestora Regional de 1º Grau do Comitê do Trabalho Seguro do TRT-15 e Titular da 3ª Vara do Trabalho de Campinas.
Para a magistrada, é sempre muito bom participar das atividades realizadas pelo Programa TJC. “Estar perto dos alunos e dos professores nos dá a possibilidade de conhecer de perto as necessidades da sociedade e levar conhecimento sobre cidadania, direitos fundamentais e trabalho decente”.
Na oportunidade, a Juíza Marina Zerbinatti ainda distribuiu aos estudantes kits do Comitê do Trabalho Seguro (caderno, mochila e garrafa térmica).
Regionalmente, o Programa TJC é coordenado pelo Desembargador Fábio Bueno de Aguiar, que também atua como Diretor Cultural e de Cidadania da AMATRA XV.
Confira o álbum de fotos das Palestras do TJC em 2025:
Com a renúncia da Regina, passo a exercer a função de presidente da nossa AMATRA XV. Expresso a mais sincera gratidão à Regina pela dedicação e pelo trabalho em prol da nossa Associação.
Destaco a importância da nossa Diretoria, formada por colegas comprometidos e dedicados. Tenho convicção de que, juntos, construiremos uma gestão participativa, plural e capaz de enfrentar os desafios que se apresentarem, sempre em defesa da magistratura e do fortalecimento da AMATRA XV.
Assumimos este compromisso com responsabilidade e espírito de serviço. A gestão que agora se inicia continuará com o diálogo aberto, atenta aos interesses e preocupações dos associados. Será guiada pela transparência e pela união, sempre com o objetivo de fortalecer a representatividade da magistratura trabalhista.
Neste momento, torna-se ainda mais essencial o diálogo permanente com a direção do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, na construção — sempre que possível de forma conjunta — de soluções que atendam às necessidades da magistratura e da sociedade. Queremos uma Associação atuante, respeitada e parceira, capaz de contribuir de maneira efetiva para o fortalecimento da Justiça do Trabalho.
Conto com a colaboração e o engajamento de cada associado e cada associada para manter viva a força da AMATRA XV. Unidos, seguiremos firmes na defesa da nossa carreira, dos valores da magistratura e da relevância social da Justiça do Trabalho.
Comunico, com o devido respeito, minha decisão de renunciar ao cargo de Presidente da AMATRA XV a partir de hoje, 08.09.2025.
Essa escolha se deu por questões de saúde que, neste momento, estão dificultando o pleno exercício das atribuições da Presidência como ela exige e merece.
Tenho plena convicção de que a continuidade da gestão estará assegurada com a assunção do Vice-Presidente, colega Francisco Duarte Conte, cuja competência e dedicação são amplamente conhecidas, juntamente com a Diretoria.
Desde já agradeço o constante e importante apoio que recebi do Vice-Presidente Francisco Duarte Conte neste período.
Estou certa de que a AMATRA XV permanecerá em excelentes mãos e seguirá firme em sua missão institucional.
Agradeço a todos(as) pela confiança, pelo apoio e pela parceria durante este período em que estive à frente da Associação.
Já está no ar o 6º episódio do podcast VIDA LEGAL da ESMAT 15 com o tema: Inteligência Espiritual e Propósito: Equilíbrio Emocional no Judiciário. O projeto conta com o apoio da FUNPRESP-JUD.
As Juízas Lady Ane de Paula Santos Della Rocca, Diretora de Cursos de Duração Continuada da ESMAT 15, e Tábata Gomes Macedo de Leitão, do Conselho Fiscal da ESMAT 15, recebem o monge e professor do Centro de Meditação Kadampa, Gen Kelsang Geden, e a sócia da Katris Consultoria, Josiane Pereira, para um bate-papo sobre inteligência espiritual e propósito.
O podcast estará disponível para associados da AMATRA XV e da ESMAT 15, e também para o público em geral, por meio das redes sociais, plataformas de podcast e canal da ESMAT 15 no YouTube.