Na última terça-feira, 9/12, o Desembargador Aposentado Lorival Ferreira dos Santos representou a AMATRA XV no 8º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros (ENAJUN) e no 5º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e Todas as Formas de Discriminação (FONAJURD). Os eventos foram realizados conjuntamente na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília/DF.
Além da Juíza Rosilene da Silva Nascimento, que presidiu o 3º painel, dedicado ao tema “Racismo Ambiental, Memória e Fé”, pela 15ª Região, também estiveram presentes a Desembargadora Adriene Sidnei de Moura David e as Juízas Polyanna Sampaio Candido da Silva Santos, Camila Moura de Carvalho e Taísa Magalhães de Oliveira Santana Mendes, e a servidora Denise Oliveira, membro do Subcomitê de equidade e combate à discriminação do TRT-15.
Com o tema "Vivências Negras: Justiça, Identidade e Pertencimento no Sistema de Justiça", a programação reuniu ministros, magistrados, representantes do CNJ, CNMP e ENFAM, além de advogados e profissionais de diferentes áreas, que abordaram questões como os desafios enfrentados por crianças e jovens negros, a saúde física e mental da população negra, o racismo ambiental, o envelhecimento e a invisibilização da população afro-brasileira.
A atividade também marcou o lançamento da Rede Nacional de Coletivos Negros das Carreiras Jurídicas e a apresentação, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dos resultados do Mutirão de Julgamento e Impulsionamento de Processos com Ênfase na Temática Racial.
Para ver ou rever o evento, acesse: https://youtu.be/hANEeB5mrh4
Com informações do STJ