Nos dias 30/11 e 1º/12, a Vice-Presidente da AMATRA XV, Juíza Regina Rodrigues Urbano, participou, em São Luís (MA), do 16º Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC, promovido pela ANAMATRA. O Coordenador Regional do TJC, no âmbito da AMATRA XV, Desembargador Fábio Bueno de Aguiar, não pôde prestigiar o evento em razão de compromissos previamente agendados.
O Encontro, conduzido pela Diretora de Cidadania e Direitos Humanos da ANAMATRA, Juíza Patrícia Sant’Anna, contou com a participação de representantes da Comissão Nacional do Programa, bem como de Coordenadores de diversas regiões do país.
Entre as deliberações esteve o tema que será utilizado no ano de 2024, que marcará os 20 anos do Programa: “TJC: 20 anos semeando paz social, trabalho decente e inclusão”, com a criação de uma logo comemorativa. Também como forma de celebrar a data, os Coordenadores Regionais sugeriram a realização de sessão solene no Senado Federal, a elaboração de material lúdico sobre o Programa, destaque para o programa TJC no Prêmio ANAMATRA de Direitos Humanos e no próximo CONAMAT, entre outras medidas.
Os temas que serão abordados em 2024 são: paz social, trabalho decente e inclusão. A ideia é a defesa dos direitos humanos fundamentais (trabalho, saúde, educação e acesso à justiça), combate à discriminação e à violência de qualquer espécie. O TJC também pretende discutir a saúde e segurança nas escolas, trabalho infantil e a necessidade de proteção integral à infância, o combate ao trabalho escravo, tráfico de pessoas, trabalho forçado. Além disso, o Programa levará aos alunos noções sobre as novas tecnologias e a relação delas com o assédio moral e sexual, entre outros assuntos.
O encerramento do 16º Encontro Nacional foi marcado pela apresentação dos alunos de escolas beneficiadas pelo Programa na 16ª Região, com danças, batalha de rap, curta-metragem e encenações teatrais.
Para a Vice-Presidente da AMATRA XV, Regina Urbano, o Encontro foi muito produtivo. “Houve a exposição da forma de atuação de cada AMATRA no Projeto TJC. Muitas experiências foram trocadas e ideias geradas a partir das informações trazidas e do bate-papo entre os colegas. Uma das ideias debatidas foi a inclusão dos colegas aposentados, com a valorização destes Magistrados e a possibilidade de trazerem toda a experiência de vida e vivência de anos de carreira para as escolas, aproximando-os das crianças e dos adolescentes”.
Outra sugestão foi a abordagem, nas escolas, de temas menos comuns, como a inteligência emocional. “No mundo virtual e acelerado que todos vivemos, é medida importante para que o aluno consiga entender melhor as consequências de suas escolhas. Para isso, mostra-se possível a participação de colegas de outras Justiças, como Cível e Criminal, além de profissionais da área da saúde, como Psicólogos e Médicos, que atuariam conjuntamente com os Juízes do Trabalho”.
Para a magistrada, “levar a Justiça do Trabalho até a escola dá aos alunos ensinamentos importantes sobre direitos trabalhistas e acesso à Justiça, mas principalmente, tornará a Justiça mais próxima do aluno, despertando as noções básicas do Direito. Além disso, estreita as relações com as escolas, tornando o Judiciário mais conhecido para o aluno cidadão. Dar mais do nosso tempo àqueles que precisam e levar um pouquinho do que sabemos aos alunos é especial! Essa é a meta do TJC no âmbito da AMATRA XV em 2024”.
Assista ao vídeo apresentado pela Vice-Presidente da AMATRA XV durante o evento:
Seja voluntário
Os voluntários podem atuar na primeira e na segunda fase do TJC ministrando palestras. Trabalhe em favor da conscientização dos direitos e deveres básicos do cidadão, da integração do Judiciário com a sociedade e da promoção do desempenho qualificado da cidadania.
Para mais informações sobre o Projeto TJC, entre em contato pelo e-mail
Sua participação é muito importante neste projeto! Junte-se a nós!
Mais informações sobre o TJC: https://www.anamatra.org.br/tjc