Na última segunda-feira, 13/11, a Vice-Presidente da AMATRA XV, Juíza Regina Rodrigues Urbano, participou da cerimônia de abertura da 37ª Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho – COLEOUV, que aconteceu na sede do TRT-15, em Campinas (SP). O Vice-Presidente Administrativo da 15ª Região, Desembargador José Otávio de Souza Ferreira, representou o Presidente da Corte, Desembargador Samuel Hugo Lima, no evento.
Na oportunidade, a Ouvidora da 15ª, Desembargadora Antonia Pestana, ressaltou a “valiosa oportunidade do encontro para compartilhar conhecimentos”, e afirmou que a “diversidade de experiências e perspectivas é fundamental para a busca de soluções eficazes diante dos desafios”. Durante o encontro, a Magistrada foi eleita Presidente do COLEOUV para a gestão de 2023/2024. Também foram eleitos, os Desembargadores Marcello Maciel Mancilha (TRT-17/ES), como Vice-Presidente, e Jorge Orlando Sereno Ramos (TRT-1/RJ), como Secretário. A eleição foi feita por aclamação na terça-feira, 14/11.
Em sua fala, a Ministra Delaíde Arantes, Ouvidora-Geral do Tribunal Superior do Trabalho - TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, destacou a importância cada vez maior das ouvidorias na JT, a que ela chamou também de “escutadorias”, especialmente pela função reveladora, em conjunto com os recém-criados comitês de enfrentamento ao assédio, de situações “inimagináveis” de assédio moral e sexual dentro no serviço público.
O Diretor da Escola Judicial do TRT-15, Desembargador Carlos Alberto Bosco, cumprimentou os ouvidores e reafirmou que a EJUD-15 está de portas abertas para colaborar com as pautas dos trabalhos das ouvidorias, bem como com iniciativas inovadoras que visem à evolução da prestação dessas instituições.
A Vice-Presidente da AMATRAXV, Juíza Regina Urbano falou da relevante função da Ouvidoria. Ressaltou que o ouvir exige a compreensão das palavras e, acima de tudo, a imprescindível empatia, para que o ouvinte tenha a capacidade de sentir as emoções vindas do seu interlocutor. “Hoje em dia, ser ouvido é se sentir valorizado, reconhecido e respeitado”.
A atividade teve como objetivo promover debates sobre as estratégias inovadoras nas ouvidorias da Justiça do Trabalho e estimular a colaboração entre os tribunais para fortalecer o desempenho institucional, visando garantir uma relação positiva entre o sistema judiciário trabalhista e a comunidade.
O evento, que contou com o apoio da AMATRA XV, reuniu representantes de ouvidoria dos 24 regionais trabalhistas, além da Desembargadora Daisy Maria de Andrade Costa Pereira (Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco e Ouvidora Regional da mulher na Região Nordeste), representando no ato a Desembargadora Maria Helena Mallmann, Ouvidora Nacional da mulher do Conselho Nacional de Justiça – CNJ), do Desembargador Clóvis Santos, da Desembargadora Lígia Cristina de Araujo Bisogni (Ouvidora do Tribunal de Justiça de São Paulo) entre outras autoridades.
Com informações do TRT-15