No dia 1º/12, o TRT-15 promoveu o Seminário “Temas transversais para garantia do direito humano fundamental ao trabalho decente”, norteado pelo conjunto dos Comitês de Trabalho Seguro, de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, e de Equidade de Gênero, Etnia e Diversidade e de Tratamento em relação à Pessoa com Deficiência. A AMATRA XV foi representada por seu Secretário-Geral, Juiz Marcel de Ávila Soares Marques.
O evento, organizado pela Escola Judicial da 15ª Região, reuniu cerca de 120 pessoas no Plenário Ministro Coqueijo Costa, entre magistrados do TRT-15 e 8, representantes do Ministério Público do Trabalho, profissionais da saúde, advogados e servidores, além de cerca de 100 espectadores no canal da EJUD 15, na plataforma do Youtube.
Durante o seminário foram discutidos os seguintes temas: “Trabalho seguro na era 4.0: prevenção e evolução das doenças no ambiente de trabalho”, “Prevenção a doenças no ambiente do trabalho, do ponto de vista da medicina”, “O Direito à Proteção Integral e Prioritária de Crianças, Adolescentes e Jovens na perspectiva do acesso especializado à Justiça do Trabalho” e “Os desafios do enfrentamento ao trabalho escravo na Amazônia e o papel da Justiça do Trabalho da 8ª Região (PA/AP)”
Maiores informações sobre o evento, acesse: https://trt15.jus.br/noticia/2023/seminario-sobre-trabalho-decente-reune-comites-tematicos-do-trt-15
Livro “Trabalho Decente e Agenda 2030”
O encerramento do Seminário contou com o lançamento do livro “Trabalho Decente e Agenda 2030, estudos em homenagem ao Ex-Presidente da AMATRA XV, Desembargador Aposentado e Professor Lorival Ferreira dos Santos”.
Coordenada pelo Desembargador João Batista Martins César e as Juízas Polyanna Sampaio Candido da Silva Santos, Rosilene da Silva Nascimento e Márcia Cristina Sampaio Mendes, a obra tem como principal objetivo homenagear o magistrado e, ao mesmo tempo, levar ao leitor reflexões necessárias sobre o importante documento da ONU, a Agenda 2030, e o compromisso em proporcionar trabalho decente para todos os trabalhadores e trabalhadoras.
Na oportunidade, aparentemente emocionado, o magistrado dividiu com a plateia parte de sua trajetória de vida e da carreira na Justiça do Trabalho. Responsável por implantar as cotas raciais nos concursos públicos para a 15ª Região, Lorival ressaltou que “a raça negra não fez feio”. Ciente da relevância do seu ato, o Desembargador Aposentado considera que o TRT-15 avança a cada dia. “O papel do Tribunal não é só julgar processo, mas sobretudo contribuir com a sociedade de onde está instalado. A inclusão social é dever de todos nós. Penso que o país está melhorando nesse aspecto”, finalizou.
Para o Secretário-Geral da AMATRA XV, Juiz Marcel Marques, "é uma honra ter participado com um artigo no livro em homenagem ao Desembargador Lorival, pela carreira exemplar que serve de inspiração para todos os magistrados integrantes da 15ª Região e sobre um tema tão necessário nos tempos atuais".
AMATRA XV e ESMAT 15 promovem sorteio da obra
Em comemoração a publicação da obra, a AMATRA XV e a ESMAT 15 sortearão alguns exemplares.
Para participar do sorteio realizado pela AMATRA XV, exclusivo para associados, acesse: https://forms.gle/PBAUc7BufkdmcdQd7
Para participar do sorteio realizado pela ESMAT 15, reservado aos seguidores da Escola no Instagram, acesse: https://www.instagram.com/p/C0uMv9ptNkV/