Na última quarta-feira, 14/06, o Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” – TJC, no âmbito da AMATRA XV, deu início ao calendário de atividades de 2023, na cidade de Campinas (SP). O 12º Encontro para Capacitação aconteceu no Teatro Bento Quirino e reuniu cerca de 180 Professores de escolas municipais.
A atividade foi promovida pela AMATRA XV, ESMAT 15, Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação de Campinas e Fundação Municipal para Educação Comunitária – FUMEC. Tem apoio da ANAMATRA, Tribunal Regional do Trabalho – TRT-15 e Escola Judicial da 15ª Região – EJUD 15 e patrocínio da Belgo Arames.
Abertura
Na oportunidade, o Prefeito de Campinas, Dário Jorge Giolo Saadi, destacou que tão importante como ampliar a estrutura das escolas, é garantir o acesso à educação e a capacitação dos professores. “Por isso, vai aqui a nossa gratidão pela possibilidade de parceria com a AMATRA XV, de trazer conhecimentos da Justiça do Trabalho para nossos professores. O que vier de informação e capacitação é fundamental”.
Em sua fala, o Presidente da AMATRA XV e Diretor-Geral da ESMAT 15, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, agradeceu as entidades parceiras no evento e ressaltou a importância do Programa nas escolas. “Através do TJC aproximamos ainda mais o Judiciário dos professores e de seus alunos. Vamos juntos levar trabalho, justiça e cidadania para as salas de aula de Campinas!”.
Na sequência, o Diretor da EJUD 15, Desembargador do Trabalhado Carlos Alberto Bosco, elogiou o evento e parabenizou os professores presentes "pela iniciativa de participar da capacitação, porque são formadores de opinião e, ainda, pela capacidade e perseverança em disseminarem conhecimento".
O Gestor dos Programas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos da FUMEC, José Batista de Carvalho Filho, que representou a Secretaria de Educação e a Diretoria Executiva da FUMEC, rememorou as ações realizadas em parceria com a AMATRA XV em anos anteriores e do apreço que a entidade tem pelo TJC, e falou, ainda, da expectativa para as próximas fases do Programa, que abrangem palestras nas escolas e as apresentações culturais.
Segundo a Gerente de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames, Ana Paula Paste, a empresa acredita no poder da educação. “Investir nos alunos é fazer com que eles tenham conhecimento sobre cidadania, direitos e deveres. É entendermos que eles chegarão no mercado de trabalho muito mais preparados. Estamos muito felizes em estar aqui. Esse é o primeiro ano de parceira, espero que possamos participar dos próximos”.
Palestra
Em sua exposição, a Juíza do Trabalho e Professora Lady Ane de Paula Santos Della Rocca (Diretoria de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA XV – biênio 2019/2021) abordou o Tema: “Justiça, mulheres e mundo do trabalho”. Na oportunidade, a magistrada fez breve relato histórico da participação das mulheres na construção da sociedade, seus deveres e direitos. Apresentou o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero, discorreu sobre temas como a imposição de papéis de homens e mulheres na sociedade, profissões com maior percentual de mulheres, participação feminina no Poder Judiciário e a mulher no mundo do trabalho.
Para Lady Ane Della Rocca, a atividade foi gratificante. “Tenho muito carinho pelo TJC, desde quando tive a oportunidade de coordená-lo. Acredito que os grandes protagonistas são os educadores, eles são os semeadores que irão lançar as sementes nas escolas, levando as informações para construção de uma sociedade melhor, sobretudo quando se fala em desigualdade de gênero, proporcionando uma quebra e desconstrução de estereótipos machistas”.
Confira mais fotos na galeria abaixo: