Entre os dias 04 e 06/09, o Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” – TJC, no âmbito da AMATRA XV, realizou três palestras sobre o Trabalho Infantil e o Contrato de Aprendizagem para 180 alunos de escolas públicas de Sumaré (SP). A atividade aconteceu com o apoio da indústria Belgo Arames.
Segundo o Juiz do Trabalho do TRT-15 Décio Umberto Matoso Rodovalho, que ministrou a primeira e a terceira palestra, o Programa TJC é um projeto muito relevante para a sociedade, pois transmite noções básicas de Direito para pessoas que normalmente não têm contato com esse tipo de informação. “Ao receberem essas informações, esses jovens se tornam mais conscientes dos seus direitos, podendo, assim, lidar com eles de maneira mais apropriada. Além disso, o programa TJC, ao promover o contato dos jovens com o Juiz, aproxima a magistratura da sociedade”, afirma o magistrado.
Para o Juiz Lucas Falasqui Cordeiro, que também ministrou uma das palestras, sair do gabinete é importante. "Encontrar um auditório desafiador, seja pela idade ou pela condição social, é um convite àquele desconforto que nos faz crescer. Como Juiz e Professor, penso que o tema é o pano de fundo para testemunharmos como a educação, a dedicação e a perseverança definem quem prospera".
As atividades foram desenvolvidas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais José de Anchieta, Nilza Tomazin e Antônio Palioto.