RESUMO
Em 08/08, a AMATRA XV realizou, online, capacitação para 30 professores da EMEF Nilza Thomazini, em Sumaré (SP), com palestras sobre “Sustentabilidade e Trabalho Decente”, abordando vulnerabilidade social, evasão escolar e trabalho infantil, contando com apoio da Secretaria de Educação e patrocínio da Belgo Arames.
No dia 08/08, a Coordenadoria Regional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC, no âmbito da AMATRA XV, realizou, de maneira telepresencial, o evento de capacitação para cerca de 30 professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Nilza Thomazini, localizada em Sumaré (SP).
No início da atividade, o Diretor Cultural e de Cidadania da AMATRA XV e Coordenador Regional do TJC, Desembargador Fábio Bueno de Aguiar, fez uma breve apresentação do projeto e sua importância para a sociedade, e relatou sua experiência como estudante de escola pública.
A palestra foi conduzida pela Juíza do Trabalho Karine Vaz de Melo Mattos Abreu, que falou sobre "Sustentabilidade e Trabalho Decente". Ela abordou como a pandemia de COVID-19 intensificou a vulnerabilidade social, a evasão escolar e o trabalho infantil. Também alertou sobre a ilusão de "sucesso rápido" na internet e os perigos de trabalhos análogos à escravidão e jogos online de aposta. Por fim, destacou o papel dos educadores e do Judiciário na proteção de crianças e adolescentes.
O Juiz Alexandre Garcia Muller, Titular da 1ª Vara do Trabalho de Marília, também acompanhou a atividade. Na oportunidade, o magistrado ressaltou que o programa é uma valiosa oportunidade de troca de experiências entre estudantes, instituições e professores.
Na sequência, foram respondidas as perguntas formuladas pelos professores, e a Diretora da Escola, Ana Vivian, agradeceu a coordenadoria do TJC pela parceria.
Todas as atividades desenvolvidas em Sumaré contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e o patrocínio da empresa Belgo Arames.