
No encontro, o Desembargador Fábio Bueno de Aguiar, Coordenador Regional do TJC-AMATRA XV, destacou que a programação é um importante espaço onde os alunos, através de suas apresentações, podem falar sobre os conceitos, princípios e valores que aprenderam durante o ano.

Também estiveram presentes o Desembargador do Trabalho Marcelo Garcia Nunes e as Juízas do Trabalho Karine Vaz de Melo Mattos Abreu e Flavia Farias de Arruda Corseuil, voluntários no projeto.
Culminância
Durante a atividade, os estudantes demonstraram o aprendizado e as reflexões desenvolvidas ao longo do ano sobre "Sustentabilidade e Trabalho Decente".

A programação contou com uma exposição, apresentação teatral e um animado quiz no estilo "Passa ou Repassa", com perguntas importantes sobre o tema central, culminando na entrega de medalhas aos vencedores; tudo produzido pelos próprios alunos.
A Belgo Arames fez a entrega simbólica de R$ 1.000,00 para as escolas participantes, auxiliou no transporte dos alunos até o local do evento e patrocinou o lanche servido a todos os convidados. Para a Analista da empresa, Thalyne Beatriz da Silva Muniz, o projeto tem um papel fundamental na formação dos alunos, “porque abre um espaço para o diálogo, a reflexão e a construção da consciência crítica”.

O Professor José William de Carvalho, da EMEF Nilza Thomazini, destacou que a aplicação prática foi muito importante para o melhor desenvolvimento e compreensão dos alunos. Sobre a produção do quiz, a Coordenadora Débora Polo Souza, da EMEF José de Anchieta, comemorou o engajamento e esforço de todos os alunos que conseguiram abordar e aprender o conteúdo de uma maneira leve e divertida”, disse.
Para a Professora Cláudia Grota, da EMEF Antônio Palioto, o tema central é muito relevante para os alunos do 9º ano. “Foi uma excelente oportunidade para aliarmos o assunto trabalho decente com a importância da escolarização.”
Há 20 anos o programa TJC foi idealizado pela ANAMATRA e há 18 anos é desenvolvido pela AMATRA XV.
Em Sumaré as atividades contam com o apoio da ANAMATRA, TRT-15, Secretaria Municipal de Educação de Sumaré e Universidade Anhanguera de Sumaré, e, ainda, o patrocínio da Belgo Arames e da Empresa CISCRE.
Para ver todas as fotos do evento, acesse a galeria abaixo:
