RESUMO:
A AMATRA XV participou da cerimônia de ratificação de posse dos Desembargadores Scynthia Maria Sisti Tristão e André Augusto Ulpiano Rizzardo, marcada por discursos de gratidão, reconhecimento profissional e destaque às longas trajetórias na magistratura. Autoridades ressaltaram a competência, a sensibilidade e o compromisso social de ambos, cuja chegada ao Pleno reforça a atuação da Justiça do Trabalho da 15ª Região.

A AMATRA XV marcou presença na cerimônia de ratificação de posse dos Desembargadores Scynthia Maria Sisti Tristão e André Augusto Ulpiano Rizzardo, realizada na última quinta-feira, 13 de novembro. Ambos haviam sido promovidos em outubro — ela pelo critério de antiguidade; ele, pelo critério de merecimento.

O Presidente da AMATRA XV, Juiz Francisco Duarte Conte, destacou em sua fala que as promoções representam o reconhecimento de “décadas de dedicação, competência e compromisso ético com a Justiça”. Ressaltou ainda que a experiência acumulada pelos novos Desembargadores “consolidou a capacidade de julgar com equilíbrio, empatia e justiça”, afirmando que suas chegadas ao Tribunal “fortalecem as trincheiras da Justiça do Trabalho” e contribuem para a pacificação social.
Discursos de posse

O Desembargador André Augusto Ulpiano Rizzardo centrou seu discurso na gratidão, recordando quase 30 anos de carreira exercida com retidão. Agradeceu primeiramente a Deus e à família — esposa, filhos, pais e sogros — pelo apoio e por lhe transmitirem valores de honestidade e trabalho. Manifestou ainda reconhecimento aos colegas do Tribunal e à sociedade brasileira pela confiança depositada, encerrando com uma mensagem de esperança no futuro do país.

A Desembargadora Scynthia Maria Sisti Tristão apresentou um discurso emotivo, também marcado pela gratidão. Com 32 anos de magistratura, refletiu sobre as transformações tecnológicas e o impacto da inteligência artificial na atividade jurisdicional, sem esquecer as histórias de vida — de luta, superação e esperança — que testemunhou ao longo de sua trajetória. Teceu agradecimentos sensíveis à família, com referências poéticas e musicais, e reafirmou seu compromisso de atuar com integridade, empatia e humanidade, contribuindo para a excelência do TRT-15.
Homenagens e condução ao Pleno

A Presidente do TRT-15, Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, ressaltou a coerência, a competência técnica e o compromisso social dos homenageados, cujas carreiras honram a magistratura da 15ª Região. Destacou, em Scynthia Tristão, a empatia e o rigor técnico; e, em André Rizzardo, o perfil discreto, colaborativo e eficiente, essencial para a construção de consensos.

Os novos Desembargadores foram conduzidos ao Pleno pelos Desembargadores Renan Ravel Rodrigues Fagundes (Corregedor Regional), Andrea Guelfi Cunha, Thelma Helena Monteiro de Toledo Vieira e Larissa Carotta Martins da Silva Scarabelim. A saudação oficial, em nome da Corte, foi realizada pela Desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza.
Autoridades presentes
Prestigiaram o evento diversas autoridades e personalidades, entre elas os Desembargadores aposentados Renato Buratto e Fernando da Silva Borges, ex-presidentes do TRT-15; o Desembargador Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo, Diretor da EJUD-15 e representante da Presidência da Associação Nacional de Desembargadores; o professor centenário Oris de Oliveira; o Vice-Procurador-Chefe do MPT-15, Ronaldo José de Lira; o Juiz Bruno José Perusso, Coordenador adjunto da Justiça do Trabalho da AMB; e a Vice-Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da 3ª Subseção da OAB Campinas, além de familiares e amigos.
Novos Desembargadores

Scynthia Maria Sisti Tristão
Nascida em Curitiba (PR), formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo. Ingressou na magistratura do TRT-15 em outubro de 1993, como Juíza do Trabalho Substituta. Em junho de 1997, foi promovida a Juíza Titular de Vara do Trabalho por antiguidade, atuando nas unidades de Andradina, Dracena, Jales, Votuporanga, Fernandópolis, José Bonifácio e Tanabi.

André Augusto Ulpiano Rizzardo
Campineiro, também graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, ingressou na magistratura em janeiro de 1996, como Juiz Substituto do TRT-15. Em junho de 2002, foi promovido a Juiz Titular por merecimento, com atuação em Andradina, 3ª VT de Sorocaba e 12ª VT de Campinas. No Tribunal, exerceu funções como Juiz Auxiliar da Presidência e da Vice-Presidência Judicial, além de permanecer convocado na Corte desde 2004.
Para ver as fotos da posse, clique na galeria abaixo:
Com informações e fotos do TRT-15