RESUMO
Cerca de 40 professores da EMEF “José de Anchieta”, em Sumaré (SP), participaram de capacitação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), promovida pela AMATRA XV. O evento, aberto pelo Desembargador Fábio Bueno de Aguiar, contou com palestra do Juiz Régis Nieddu sobre direitos trabalhistas e desafios enfrentados por jovens, como trabalho infantil e exploração. A ação destacou a importância da educação para a cidadania, com participação ativa dos docentes e agradecimentos às parcerias envolvidas.
Cerca de 40 professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “José de Anchieta”, de Sumaré (SP), participaram, no dia 26/06, da capacitação promovida pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC, no âmbito da AMATRA XV.
A abertura do evento foi feita pelo Diretor Cultural e de Cidadania da AMATRA XV e Coordenador Regional do Programa TJC-AMATRA XV, Desembargador Fábio Bueno de Aguiar. Ele falou brevemente sobre a parceria entre o TRT-15, a AMATRA XV, o programa TJC, o Ministério Público do Trabalho, a advocacia e empresas como a Belgo Arames, patrocinadora do projeto na cidade.
Ao iniciar sua exposição, o Juiz do Trabalho Régis Antônio Bersanin Nieddu, Diretor Regional de Presidente Prudente, destacou a parceria nacional entre os 24 TRTs, as AMATRAs, escolas e a ANAMATRA, mencionando os 20 anos do TJC como parte de um esforço contínuo para construir um futuro melhor.
O Diretor da AMATRA XV abordou diversas situações que afetam crianças e jovens, incluindo questões econômicas, sociais e digitais, com foco na exposição a expectativas falsas de ganhos fáceis no ambiente online. O magistrado também discorreu sobre trabalho análogo à escravidão e infantil, apresentando dados da pandemia. Citou as convenções da Organização Internacional do Trabalho - OIT, a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT como pilares da proteção e relatou casos reais.
Após a explanação, houve participação intensa dos professores.
O Desembargador Fábio Bueno de Aguiar encerrou a programação falando da importância do projeto para a sociedade e agradeceu ao apoio das escolas e a parceria dos professores.