Em alusão ao Dia Mundial, Nacional e Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, neste sábado, 10/6, às 9 horas, acontecerá a “4ª Caminhada Contra o Trabalho Infantil”. O trajeto terá início na Praça da Bandeira e encerrará na Praça 9 de julho.
A programação inclui serviços gratuitos voltados à população, como testes oftalmológicos, manutenção de óculos e massagem em cadeira ergonômica, além de panfletagem e orientações sobre o trabalho infantil e manifestações de atores sociais da rede de proteção do Município e de autoridades.
Segundo o Juiz Mouzart Luis Silva Brenes, Coordenador do Juizado Especial da Infância e Adolescência da Circunscrição de Presidente Prudente (JEIA), o evento tem o objetivo de sensibilizar a comunidade local de que o trabalho infantil consiste em grave violação de direitos humanos, que rouba a infância de centenas de milhares de crianças e retroalimenta o ciclo perverso de pobreza e de miséria, que se perpetua e se transmite de geração em geração. “O escopo do evento é esclarecer à sociedade que o lugar de criança é na escola e, sobretudo, que o trabalho infantil priva a criança de viver uma infância lúdica, ou seja, do direito de ser criança e de desenvolver suas capacidades e habilidades para o pleno exercício da cidadania na vida adulta”, afirmou o magistrado.
A realização do evento é de iniciativa da Justiça do Trabalho – Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Ministério Público do Trabalho, Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região – FPETI-PPR e Governo de Presidente Prudente, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Estão diretamente envolvidos na organização da 4ª Caminhada o JEIA – Juizado Especial da Infância e Adolescência da Circunscrição de Presidente Prudente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, o Ministério Público do Trabalho – MPT, Ministério Público Estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção local, a Gerência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o 18º Batalhão da Polícia Militar do Interior, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Conselhos Tutelares, Conselho Intersindical de Presidente Prudente, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST, SENAC, Casa do Aprendiz Cidadão, CIEE, Fundação Mirim, dentre outros.