Na última segunda-feira, 18/12, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, participou da solenidade de entrega da Medalha Prêmio de “50 Anos de Serviço Público Civil” ao Associado fundador da AMATRA XV e Desembargador Aposentado, Eduardo Benedito de Oliveira Zanella. A condecoração, inédita na Justiça do Trabalho do Brasil, aconteceu no Salão Nobre da Presidência do TRT-15, em Campinas.
O ato ocorreu em razão da publicação da Resolução Administrativa do TRT-15 Nº 013/2023, que institui a concessão de Medalha Prêmio a magistrados e servidores com mais de 50 anos de serviço público.
Para Sérgio Polastro, o momento era de celebração de uma carreira dedicada ao serviço público. “A medalha é muito mais que um acessório ou uma joia, ela é um símbolo de muita dedicação e trabalho, de um caminho de compromisso com muitos sacrifícios pessoais e familiares”. Segundo o magistrado, o símbolo também representa a trajetória do Tribunal e de alguém que dedicou meio século de sua vida em prol da República, do Serviço Público do Brasil. “Obrigado pelos anos dedicados à Justiça e à causa da Justiça do Trabalho. Muitas vidas certamente foram impactadas através de sua vida ao longo desses 50 anos. A Associação dos Magistrados se sente muito orgulhosa pelo seu reconhecimento. Nossa gratidão pelo legado deixado”.
De acordo com o Presidente do TRT-15, Desembargador Samuel Hugo Lima, o homenageado empreendeu uma jornada exemplar no âmbito do serviço público, destacando-se por sua incansável busca pela excelência, integridade e justiça. "O Desembargador Zanella exerceu suas funções com maestria, inspirou e influenciou inúmeras gerações de juristas e servidores públicos. Seu compromisso com a ética, imparcialidade e respeito às leis serviu como um farol, orientando todos aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado".
Também prestigiaram o evento, a Diretora de Aposentados e Pensionistas da AMATRA XV e 1ª mulher a presidir o TRT-15 (2002-2004), Desembargadora Aposentada Eliana Felippe Toledo; o Diretor Cultural e de Cidadania da AMATRA XV, Desembargador Fábio Bueno de Aguiar; a Desembargadora Catarina Von Zuben (TRT-2), Desembargadores, Juízes e servidores da 15ª Região.
Um dos 33 fundadores da AMATRA XV
Eduardo Zanella é um dos 33 magistrados que estiveram presentes na Assembleia Geral para a constituição da AMATRA XV e posteriores poderes, que aconteceu no dia 08 de novembro de 1986.
Em quase quatro décadas de dedicação à Justiça do Trabalho e no atendimento ao jurisdicionado, o Desembargador Aposentado participou ativamente de muitas conquistas no âmbito associativo tendo atuado como Tesoureiro (1988/1989) e Vice-Presidente (1991/1992).
Minutos antes da cerimônia, a AMATRA XV conversou com o homenageado, confira a breve entrevista:
AMATRA XV - Fale um pouco de sua trajetória no serviço público?
Eduardo Benedito de Oliveira Zanella - Aos 22 anos, passei no concurso da Secretaria da Agricultura, onde atuei de 1971 a 1973. No mesmo ano, me formei em Direito, passei na prova da Ordem dos Advogados e fiquei advogando até 1976, quando voltei para o Serviço Público Federal, desta vez como Inspetor do Trabalho, permaneci até abril de 1983. Ainda em 83, tomei posse como Procurador do Trabalho, no primeiro Concurso Nacional. Fui o 15º colocado, podendo assim, ficar no Estado. Eu também havia feito um concurso para o cargo de Juiz do Trabalho do TRT-9 (PR) e em janeiro de 1984 fui chamado para tomar posse. Fiquei durante 1 ano. Como sou radicado em Campinas e tenho familiares aqui, acabei prestando outro concurso, enquanto trabalhava lá, para o cargo de Juiz do Trabalho do TRT-2, passei e em fevereiro de 1985 tomei posse. No ano seguinte, em 86, foi criada a 15ª Região, e estava entre os 25 Juízes Substitutos mais antigos e eu pude escolher ficar aqui em Campinas. Nos últimos 25 anos, atuei no TRT-15.
AMATRA XV - Como o senhor avalia todos esses anos?
Eduardo Benedito de Oliveira Zanella - Foram períodos difíceis, mas de muita dedicação. Todas as instituições em que eu trabalhei, eu as defendi e lutei por elas, achava que deveria retribuir à sociedade porque eu estava recebendo. Acredito que tenha feito a minha obrigação. Por isso, me sinto recompensado por ter me dedicado todos esses anos.
AMATRA XV – O que representa a homenagem recebida hoje?
Eduardo Benedito de Oliveira Zanella - Representa uma vida. Ela não é de valor simbólico, nem de valor inestimável, são 50 anos de Serviço Público sem mácula, sem nenhum processo. Estou muito orgulhoso pelo recebimento dessa Medalha, que foi conquistada.
AMATRA XV – Muitas lembranças, doutor?
Eduardo Benedito de Oliveira Zanella - Sim, muitas lembranças. De muitas dificuldades e de muito aprendizado. Espero ter conseguido transmitir algo também durante essa trajetória. Para mim foram anos de crescimento.
Confira mais fotos da cerimônia, clique aqui.