Recentemente, o Ex-Presidente da AMATRA XV, Desembargador Aposentado Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani(*), teve seu livro de poesias “Sentimentos com Poesia ou Poesia Com Sentimentos”, publicado pela Editora e Livraria Lacier.
Em entrevista concedida à AMATRA XV, o Desembargador Aposentado contou como surgiu a ideia de publicar um livro de poemas, suas inspirações e seu objetivo.
Leia a entrevista:
AMATRA XV: Como surgiu a ideia de elaborar um livro de poesias?
Leio livros de poesias e poemas desde criança, sempre gostei. Eu até brinco, dizendo que sou descendente de Luís de Camões, porque trago nas veias esse gosto pela poesia. Em razão disso, comecei a escrever e a guardar meus textos, sem nenhuma pretensão.
Outro fator que me motivou, foi ver que outros Juízes já haviam publicado seus poemas, inclusive a AMATRA XV também promoveu concursos e a publicação de livros.
AMATRA XV: Quais foram suas inspirações?
Alguns dos textos foram inspirados no personagem “Dom Quixote”, em sua visão de mundo, suas expectativas e seus sonhos, contidos na obra “Dom Quixote de La Mancha”, escrita por Miguel de Cervantes, que quando eu era pequeno gostava muito de ler. Também me inspirei em situações do cotidiano, nos relacionamentos, na vida. Acredito que, da mesma maneira que o Direito tem que ser útil para todos, a poesia também, de certa maneira, tem que ser útil. Há um poeta, creio que Pablo Neruda, que se não me engano, dizia que a poesia não tem dono, ela é de quem precisa. E é isso.
AMATRA XV: Qual o principal objetivo do livro “Sentimentos com Poesia ou Poesia Com Sentimentos”?
Com a publicação do livro, espero alcançar o maior número de pessoas, sempre pensando que a poesia não tem dono e que o leitor pode se identificar com o texto. Selecionei aquelas que acho que podem ter algum interesse para quem está lendo, e que, assim como eu, gosta do gênero.
São poesias que foram feitas a partir da observação do dia a dia, então eu acho que algumas pessoas podem se identificar com o que coloquei no papel.
(*)Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani é Desembargador do Trabalho Aposentado (TRT-15), atua como Advogado, Consultor e Parecerista e é autor de obras jurídicas e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.