Na última sexta-feira, 07/06, a Corregedora-Geral da Justiça do Trabalho, Ministra do Tribunal Superior do Trabalho Dora Maria da Costa apresentou, em sessão plenária administrativa, uma síntese dos trabalhos correicionais realizados no TRT-15 ao longo da semana.
Em sua fala, a Corregedora-Geral destacou iniciativas inovadoras criadas pelo Regional, como a Plataforma Wiki JT, que organiza os fluxos processuais na Justiça do Trabalho e o Especializa & Equaliza, projeto de parametrização de procedimentos e divisão de servidores nas unidades de primeira instância, permitindo maior equilíbrio na produtividade e maior celeridade nas fases processuais.
Em sua fala, o Presidente do TRT-15, Desembargador Samuel Hugo Lima, ressaltou, entre outros pontos, que a semana foi “intensa, mas com elogiável leveza” pela atuação da ministra Dora e sua equipe, e não deixou de registrar um agradecimento especial às equipes do Regional, que há semanas vêm preparando os dados para a correição com competência, prestatividade e profissionalismo”.
A Ministra agradeceu ao Presidente Samuel pela calorosa acolhida e por proporcionar um ambiente propício e agradável para os trabalhos de sua equipe, e reafirmou o papel “mais leve” da Corregedoria, voltado “mais para apontar caminhos e menos para punir”.
A leitura da síntese da ata de correição, feita pelo Secretário da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, Marcelo Marques de Matos, destacou os principais pontos positivos e os que demandam a adoção de mecanismos efetivos para a adequação e alinhamento das normas.
Entre os pontos a serem revistos pela Administração da 15ª estava a correção gradativa da carência de servidores nas áreas administrativas de apoio às atividades judicantes - motivo de preocupação da Corregedora, uma vez que a escassez de pessoal nessas áreas é potencialmente prejudicial para o Tribunal, por colocar em risco a realização de atividades críticas como licitação, controle interno e acompanhamento de contratos.
Para ler a notícia na íntegra, clique aqui.
Com informações do TRT-15