No dia 08/11, ocorreu em Sumaré (SP), o Encontro para Culminância do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC” da AMATRA XV. O evento reuniu cerca de 200 alunos das Escolas Municipais “Nilza Thomazini”, “Antonio Palioto” e “José de Anchieta”, na Faculdade Anhanguera de Sumaré.
O Desembargador Fábio Bueno de Aguiar, Coordenador Regional do TJC-AMATRA XV, destacou que o tema deste ano foi escolhido para disseminar informações sobre a importância do Trabalho Seguro, uma vez que os alunos estão próximos de se formar e iniciar suas carreiras. “Essa experiência é valiosíssima e enriquecedora para todos. Estamos orgulhosos de contribuir para uma sociedade mais consciente sobre segurança no trabalho.”
O Programa TJC em Sumaré tem o patrocínio da empresa Belgo Arames.
Culminância
A programação contou com a palestra do Engenheiro de Segurança do Trabalho da Belgo Arames de Osasco (SP), Fábio Torres, que abordou assuntos como a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, o número de acidentes no trabalho no Brasil, equipamentos de proteção individual e coletiva e a evolução da segurança do trabalho no Brasil e no mundo. Além disso, o evento contou com a exibição de vídeo, apresentação de peças teatrais feitas pelos alunos e exposição de cartazes.
A empresa Belgo Arames fez a entrega simbólica de R$ 750 para todas as escolas participantes, auxiliou no transporte dos alunos até o local do evento e patrocinou o lanche servido a todos os convidados.
O Professor Luiz Eduardo, Coordenador do Centro de Formação Continuada dos Educadores Municipais Sumaré, avaliou positivamente a atividade. “Os alunos aprenderam com seus professores, ouviram os magistrados e estão aqui hoje no evento de culminância para falar um pouco do projeto”.
O Coordenador de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames em Sumaré, Lucas Dautro, disse que levar conhecimento sobre justiça, cidadania e ética, especialmente sobre Segurança do Trabalho, às escolas públicas foi extremamente gratificante. “Ver alunos e professores celebrando o aprendizado e saber que todo o conhecimento adquirido vai servir para toda vida, orientando não apenas os alunos, mas também suas famílias e comunidades é satisfatório.”
Representantes das escolas participantes também estiveram presentes no evento:
- EMEF Anchieta: Erika Celegato (Professora), Rita de Cássia Fanhani Gonçalves (Coordenadora área de Ed. Física) e Rosemar Emília Tonin (Orientadora).
- EMEF Palioto: Maria Angela Poiani (Coordenadora de área de Humanas), Lucas Andreoli (Professor de História), Andrea Righetto (Professora de Língua Portuguesa), Claudia Grota (responsável pelo teatro) e Valeria Maria de Nicolai Lorençatto (Professora).
- EMEF Nilza: Professores João Paulo da Fonseca Torelli de História e Pablo Ricardo Ramos de Geografia.
Para ver todas as fotos, acesse a galeria abaixo: