Projeto é inspirado em proposta apresentada pela AMATRA XV
A Corregedora-Regional e o Vice-Corregedor do TRT-15, Desembargadores Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza e Manoel Carlos Toledo Filho, lançam neste mês de outubro, a primeira edição do Banco de Talentos de Assistentes de Juiz. A iniciativa visa identificar e selecionar servidores com habilidades técnicas essenciais para integrar cadastro de interessados em ocupar a função de assistente de juiz.
O projeto busca não apenas reconhecer servidores com domínio técnico, mas também simplificar a escolha de candidatos por parte dos juízes que necessitam desse suporte. Além da avaliação de conhecimentos jurídicos, o processo seletivo abordará a proficiência dos participantes em sistemas cruciais como PJe e e-Gestão, bem como noções sobre normativos institucionais relacionados às atividades de secretaria de vara.
A seleção consistirá em quatro etapas, a primeira com a aplicação de questões para aferição de conhecimentos técnicos da área jurídica; a segunda com a resposta a questões relativas ao uso das plataformas eletrônicas e sistemas conveniados; a terceira com a realização de estudo de caso concreto (minuta de sentença); e a quarta, entrevista com os desembargadores que integram a Corregedoria.
Inspiração na em proposta da AMATRA XV e sucessos anteriores
A concepção do projeto teve como inspiração a proposta apresentada pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região - AMATRA XV e experiências prévias da Corregedoria, como o Banco de Talentos para Diretores de Secretaria. Este último, em sua terceira edição, já demonstrou sucesso ao designar candidatos aprovados para posições de direção, destacando-se pelo alinhamento às normas institucionais e pela promoção de valores como impessoalidade, profissionalismo e ética na administração pública.
Para o Presidente da AMATRA XV, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, a iniciativa contribuirá significativamente para a eficiência e excelência das atividades jurisdicionais, “parabenizamos a Corregedoria Regional do TRT-15 pelo lançamento desse projeto inovador. A AMATRA XV permanece à disposição para colaborar e apoiar todas as iniciativas que visem à melhoria contínua do nosso sistema judiciário.”
Inscrições
As inscrições estarão abertas, no período de 16 a 31 de outubro de 2023, a todos os servidores interessados, exigindo graduação em direito e pertencimento às carreiras de técnico e analista judiciário (exceto oficiais de justiça). A participação é amplamente incentivada, e os candidatos podem se inscrever independentemente de indicação prévia por colegas diretores.
O link para as inscrições será disponibilizado em breve, além do acesso a uma compilação de normativos institucionais relevantes para o processo seletivo.
Com informações do TRT-15