Com o objetivo de incentivar a atualização e a participação de seus associados, a AMATRA XV sorteou cinco ingressos e concedeu o subsídio de R$ 300,00.
Alguns dos magistrados da 15ª Região que participaram destacaram a relevância e a qualidade do encontro.
A Juíza Fernanda Cristina de Moraes Fonseca considerou o Congresso “extremamente enriquecedor”, ressaltando a intensidade dos debates: “Foram três dias de intensos estudos sobre como o Direito e o Processo do Trabalho podem e devem reinventar-se diante da inteligência artificial e frente às novas formas de trabalho.”
O Juiz Gustavo Zabeu Vasen enfatizou que o evento contou com palestrantes e debatedores de alto nível, vindos de diversos países. “Foram tratados os impactos da era digital no mundo do trabalho em suas diversas perspectivas, sempre de forma muito enriquecedora. É uma ótima oportunidade para se inteirar sobre muitas questões importantes que vão impactar cada vez mais o nosso trabalho.”
Já o Juiz Caio Rodrigues Martins Passos ressaltou que o Congresso trouxe como tema central um assunto muito relevante e atual, abordando a ‘Geolocalização e seus limites probatórios’ e pontos polêmicos sobre o Teletrabalho, como limites da privacidade e responsabilidade por acidentes, dentre outros. Foi um tempo muito proveitoso de renovação da motivação profissional para seguir adiante.”
Congresso
O Congresso reuniu grandes nomes do Direito e da doutrina para discutir questões teóricas e as mais recentes decisões judiciais que envolvem as relações de trabalho no Brasil e no mundo. Foram abordados temas cruciais como Novas Morfologias de Trabalho, Normas Internacionais e seus impactos na regulação e na implementação de políticas públicas nacionais.
Entre os palestrantes, estiveram o Presidente do TST, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga; o Presidente da ABDT e Ministro do TST, Alexandre Agra Belmonte; os Ministros do TST Maria Cristina Peduzzi, Douglas Alencar Rodrigues e Cláudio Mascarenhas Brandão; e o Ministro aposentado Carlos Alberto Reis de Paula. O evento contou ainda com o Ministro do STF Flávio Dino, o Ministro aposentado do STF Marco Aurélio Mello, e o Conselheiro do CNJ e Juiz Guilherme Guimarães Feliciano. A participação internacional incluiu os professores João Leal Amado (Universidade de Coimbra - Portugal), Teresa Coelho Moreira (Universidade do Minho - Portugal) e Giuseppe Ludovico (Universidade de Milão - Itália), além de especialistas da Colômbia, Uruguai, Peru e México.
Com informações e foto da ABDT