Ontem, 21/08, a Diretora Regional de Campinas, Juíza Milena Casacio Ferreira Beraldo, representou a AMATRA XV, em um evento promovido pelo Laboratório de Inovação do TRT-15, o Co.Labora 15. A magistrada fez a entrega da premiação para a servidora, Arquiteta Anna Carolina Hernandes de Amorim, vencedora do concurso de escolha do nome do Laboratório e prestigiou a palestra sobre ChatGPT.
Premiação
Em sua fala, o Presidente do TRT-15, Desembargador Samuel Hugo Lima, afirmou que o Co.Labora 15 é mais que um espaço físico, “é uma expressão concreta do nosso compromisso com a inovação, criatividade e, acima de tudo, com o cidadão. Por meio dessa iniciativa, buscamos não apenas aprimorar nossos serviços judiciários, mas também criar um ambiente propício à colaboração e a geração de ideias para todos aqueles que interagem com o Sistema Judiciário”.
Na oportunidade, a representante da AMATRA XV afirmou que inovação e colaboração são palavras que devem andar juntas. “Para o sucesso de qualquer inovação a pessoa deve estar engajada e ser a protagonista da mudança, o que estimula o senso de pertencimento. O TRT-15 mostra sua sensibilidade ao criar o Laboratório de Inovação, local onde todos se despem de seus cargos e funções e atuam usando a melhor criatividade que possuem, enfrentando os desafios e propondo ideias e soluções”.
Em seu discurso, Milena Casacio Ferreira agradeceu, em nome da Associação, a possibilidade de participar do concurso. “A AMATRA XV deseja que o Co.Labora 15 tenha grande êxito e que muitas inovações surjam para que a prestação jurisdicional se torne cada vez mais eficiente. Parabéns à servidora Anna Carolina!”.
A vencedora do concurso Ana Carolina de Amorim agradeceu à Presidência do TRT-15 e à AMATRA XV pela premiação recebida, e afirmou que o nome sugerido não foi uma simples inspiração, mas fruto de muito trabalho de pesquisa. “O nome Co.Labora 15 remete ao espírito de colaboração que norteia o laboratório, além de relacionar o Labora 15 com o nosso TRT", e completou: “Estou muito feliz em participar do projeto. Como todos sabemos, a inovação no setor público é um desafio”, encerrou a servidora.
A votação para escolha do nome do Laboratório foi feita entre magistrados, servidores e estagiários. A premiação, um aparelho de telefone celular Samsung Galaxy S22, 128GB, 5G wi-fi, tela 6.1”, dual chip, 8GB RAM, foi oferecida pela AMATRA XV, patrocinadora do concurso.
Palestra
Na sequência, a pesquisadora em saúde pública da Fiocruz, Klena Sarges, ministrou a palestra “ChatGPT – Possibilidades e limites técnicos e éticos para o uso da inteligência artificial no serviço público”, que abriu o ciclo “Diálogos Inovadores”.
Durante sua exposição, a Klena Sarges fez breve apresentação teórica, deu exemplos práticos de como a ferramenta pode ser usada, citou outras ferramentas úteis de Inteligência Artificial e respondeu a questionamentos.
Ao final, concluiu que o uso da IA pode e deve ser estimulado pelas instituições públicas como forma de agilizar o atendimento ao cidadão e facilitar a vida. Especificamente na Justiça, o uso da IA pode contribuir principalmente na elaboração de modelos de documentos, transcrição de áudios e até para estrutura de artigos, mas deve ser evitado para questões específicas como cálculos de indenização, como consulta jurídica ou para busca de jurisprudência.
Para assistir a atividade na íntegra, CLIQUE AQUI.
Com informações e fotos do TRT-15