Na atividade, também estiveram presentes cerca de 50 magistrados representantes da ANAMATRA, da AMB, das AMATRAs e de entidades associativas de diversos segmentos do Poder Judiciário.
Durante o encontro, foram tratados diversos temas, entre eles: a valorização da independência funcional; segurança e condições de trabalho; reivindicação de direitos e cumprimento de deveres; equilíbrio entre trabalho presencial e teletrabalho.
Em sua fala, o Ministro ressaltou a prioridade do diálogo com as lideranças institucionais e associativas. Ele enfatizou a importância de uma conversa franca, aberta e republicana entre os Três Poderes e defendeu, ainda, a independência judicial.
O Presidente da ANAMATRA, Juiz Valter Pugliesi, fez uso da palavra e manifestou preocupação com a competência da Justiça do Trabalho (Tema 1389) e com a situação financeira dos aposentados.
O Presidente da AMB, Juiz Frederico Mendes Júnior, destacou a atuação dos juízes na linha de frente e as diferenças na carreira em razão da dimensão continental do país. Ressaltou, contudo, que a valorização dos magistrados aposentados é hoje a necessidade mais urgente da magistratura, constituindo o maior desafio associativo e um grande desafio para as administrações do Judiciário.
Com informações da ANAMATRA e da AMB