Na última quarta-feira, 28/06, a Diretora Regional de Campinas, Juíza Milena Casacio Ferreira Beraldo, representou a AMATRA XV no I Encontro de Comissões ou Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ. A atividade aconteceu no auditório do Conselho da Justiça Federal, em Brasília (DF).
Além da Diretora da AMATRA XV, a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual, no âmbito da 15ª Região, foi representada por sua Presidente, a Desembargadora Luciane Storer, e pela servidora do TRT-15, Andrea Azevedo, indicada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região – SINDIQUINZE, conforme Portaria GP Nº 019/2023.
A ex-Presidente da AMATRA XV (2018-2019), Juíza Patrícia Maeda, participou do evento como Juíza Auxiliar do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – SCJT e facilitadora na Oficina 1 - “Fluxo de trabalho das comissões e subcomitês”.
Durante o I Encontro, aconteceram cinco oficinas e foram propostas alterações à Resolução CNJ n. 351/2020, que instituiu a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação.
Mais de 200 Presidentes das Comissões ou Subcomitês, além de magistrados e servidores participaram presencialmente ou remotamente do Encontro. A troca de experiências entre as Comissões dos tribunais permitiu a construção de sugestões para o fluxo de trabalho, a aplicação de práticas restaurativas, o protocolo de acolhimento de vítimas e a capacitação.
A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do TRT-15 é regulada nos termos do Artigo 15 da Resolução do CNJ nº 351/2020. A AMATRA XV também é representada pela Juíza Zilah Ramires Ferreira.