No período de 18/03 a 22/04, o Diretor Cultural e de Cidadania e Coordenador Regional do TJC, no âmbito da AMATRA XV, o Desembargador Fábio Bueno de Aguiar, participou do Curso de Capacitação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC. A atividade, coordenada pela ANAMATRA, integra a programação comemorativa dos 20 anos do Programa.
Pela 15ª Região, ainda participaram as Juízas Milena Casacio Ferreira Beraldo (Titular da Vara do Trabalho de Botucatu) e Taísa Magalhães de Oliveira Santana Mendes (Coordenadora do Juizado Especial da Infância e da Adolescência - JEIA/Campinas) e a Juíza Aposentada Maria Vitória Breda Vieites.
Durante os seis encontros, foram abordados temas como a importância da participação de juízes em práticas emancipatórias, quais as etapas e quais os formatos ideais do Programa para cada região, como firmar parcerias para fortalecer a iniciativa, a relação do TJC e a promoção do Trabalho Decente.
Segundo a Diretora de Cidadania e Direitos Humanos da ANAMATRA, Juíza Patrícia Sant’Anna, o curso, além de comemorativo, visava auxiliar os associados participantes do TJC em suas atividades.
Para o Coordenador Regional do TJC, Desembargador Fábio Bueno de Aguiar, os encontros foram enriquecedores, “uma vez que aprendemos mais sobre o Programa e sua história e conseguimos expor a nossa realidade e conhecer a dos demais participantes. Também foi o momento ideal para compreendermos como o TJC pode ser usado como ferramenta para a transformação social e de incentivo ao trabalho decente”.
Sobre o TJC
O TJC foi criado em 2004 por iniciativa da ANAMATRA. O programa já beneficiou milhares de estudantes em todo o Brasil. Na 15ª Região, desde 2007, mais de 28 mil pessoas, entre alunos e professores, foram diretamente alcançadas pela atuação da AMATRA XV.
Por meio do Programa, magistrados do Trabalho membros do Ministério Público, Advogados, Professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de direitos fundamentais nas escolas, especialmente as públicas, de diversos Estados e Municípios.
Saiba mais sobre o TJC, acesse: https://www.anamatra.org.br/tjc