Na última sexta-feira, 27/10, a Corregedora do TRT-15, Desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, recebeu o Título de Cidadã Honorária Rio-pretense, concedido pela Câmara Municipal da cidade. O Secretário-Geral da AMATRA XV, Juiz Marcel de Ávila Soares Marques, representou a entidade na cerimônia que aconteceu no Fórum Trabalhista.
A homenagem surgiu de um projeto de Decreto Legislativo, assinado pelo Vereador Pedro Roberto Gomes (Patriota), que visa reconhecer os relevantes serviços prestados pela magistrada. Rita Penkal atuou como Juíza Titular da 3ª Vara do Trabalho (26/09/1994 a 06/01/1999) e da 2ª Vara do Trabalho (04/12/2006 a 07/06/2010) da cidade e, ainda, como Diretora do Fórum Trabalhista de São José do Rio Preto, o qual foi responsável pela construção de sua sede própria, inaugurado em 05/06/2009.
Durante a solenidade, segundo Marcel Marques, o Diretor do Fórum Trabalhista, Juiz Marcelo Magalhães Rufino, apresentou todos os aspectos profissionais que confirmam o quanto a Desembargadora Rita Penkal merece o título de cidadão Rio-pretense, “destaco dois: a construção do Foro Trabalhista e, mais recentemente, a implantação do projeto Equaliza Especializa”, contou.
Para o Secretário-Geral da AMATRA XV, “além de todos os aspectos profissionais, o sucesso da homenageada, nessa trilha que chamamos de vida, está representado pelas relações interpessoais, com amigos, servidores e sua família. A participação das filhas e de sua irmã que mandaram um vídeo muito emocionante mostrou que o título vai muito além dos aspectos objetivos e confirmam a grande mulher que é a homenageada. Nós da Justiça do Trabalho nos sentimos honrados em termos nossa colega, Desembargadora e atual corregedora recebendo tal honraria”, destacou.
Na oportunidade, o autor do projeto, Vereador Pedro Roberto, exaltou a história da Desembargadora. “O bom da vida é conhecer pessoas que nos inspiram, que lutam e conquistam”.
Em sua fala, Rita Penkal agradeceu a cidade e sua população. “Em Rio Preto encontrei um lugar para criar minha família, formar amigos e fazer a diferença na carreira que escolhi. Aqui formei uma grande família”, ressaltou a magistrada, que ainda destacou a importância do projeto inovador “Especializa Equaliza”, implantado no Fórum Trabalhista de Rio Preto.
Além dos familiares da homenageada, estiveram presentes a Vice-Presidente da OAB/Rio Preto, Izabela Fantazia, o Vereador Renato Pupo (PSDB) e os servidores do Fórum.
Com informações da Câmara Municipal de São José do Rio Preto