Na última quarta-feira, 22/11, aconteceu, em Sumaré (SP), a culminância do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” – TJC, no âmbito da AMATRA XV.
O Diretor Cultural e de Cidadania da entidade, Desembargador Fábio Bueno de Aguiar, prestigiou a atividade que ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Palioto.
O evento foi coordenado pela AMATRA XV e ESMAT 15 com o apoio da Prefeitura de Sumaré através da Secretaria Municipal de Educação e patrocínio da Belgo Arames.
Culminância
Durante a programação, os alunos das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental apresentaram cartazes e três peças teatrais sobre o Trabalho Infantil. Houve encenação de audiência, maus tratos ao menor aprendiz no ambiente de trabalho e a demonstração do dia a dia de crianças que vivem em classes sociais diferentes. Os projetos foram elaborados e dirigidos pelos estudantes, que usaram como base os conhecimentos adquiridos ao longo do ano.
Na oportunidade, o Desembargador Fábio Aguiar, descreveu, em breves palavras, a ligação que tem com a educação. Rememorou a época em que estudou em escolas públicas, falando de sua mãe, que atuou como educadora em escolas públicas de Campinas, além de suas atividades como Desembargador do Trabalho na 15ª Região. “É uma alegria participar deste evento. O TJC é um programa muito importante, voltado para cidadania, para o ensinamento dos Direitos Fundamentais previstos na Constituição Federal e do Direito do Trabalho, inclusive o Trabalho Infantil”, destacou.
Segundo a Coordenadora Pedagógica da Escola, Valéria Maria de Nicolai Lorençatto, o conteúdo das atividades desenvolvidas durante o ano foi bem assimilado pelos estudantes. Ressaltou que os próprios alunos definiram como os temas seriam abordados e que se sentiram muito importantes no contato direto com o Juiz durante a palestra, dando um grande incentivo para que o professor pudesse trabalhar o assunto em sala de aula.
Para o Professor Formador da Área de Ciências Humanas no Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré, André Benitez, "é muito importante essa aproximação do Judiciário com a escola e com os alunos, porque a gente consegue fazer o diálogo com esses dois mundos, que as vezes parece ser algo muito distante para nós, cidadãos, no nosso dia a dia, principalmente para os alunos. Essa aproximação foi fantástica”, ressaltou.
Ao longo do ano os alunos receberam informações básicas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, ética e de cidadania durante as aulas com Professores Lucas Márcio André Oliveira (Professor de História), Maria Angela Poiani (Coordenadora da àrea de Humanas) e Reginaldo Santos Silva (Professor de Geografia), e nas palestras ministradas pelos Juízes do Trabalho do TRT-15, Décio Umberto Matoso Rodovalho e Lucas Falasqui Cordeiro.
Programa TJC
Por meio do TJC, magistrados, professores e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, ética e de cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos municípios, com o intuito de promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade.
O TJC foi criado em 2004 pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA e desde 2007 é desenvolvido pela AMATRA XV.
Confira as fotos do evento: