No dia 12/07, o Presidente e a Vice-Presidente da AMATRA XV, Juízes Sérgio Polastro Ribeiro e Regina Rodrigues Urbano, prestigiaram a cerimônia de posse de 17 Juízes do Trabalho Substitutos vindos do II Procedimento Unificado de Remoção Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho para atuarem no TRT da 15ª Região.
Durante a solenidade, conduzida pelo Presidente do TRT-15, Desembargador Samuel Hugo Lima, 11 magistrados tomaram posse de forma presencial e 6 telepresencialmente. Os Juízes empossados são oriundos dos TRT-2 (São Paulo), TRT-8 (Pará/Amapá), TRT-14 (Roraima/Acre) e TRT-23 (Mato Grosso).
O evento contou com a presença da Vice-Presidente Administrativa do TRT-2, Desembargadora Maria Elizabeth Mostardo Nunes, além de magistrados do TRT-15, membros do Ministério Público do Trabalho, autoridades, familiares e convidados.
Cerimônia
Em seu discurso, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Sérgio Polastro, destacou o importante papel da família dos magistrados e rememorou a época em que passou pelo processo de remoção. Falou, ainda, das características do TRT-15: um “Tribunal paulista do interior", que abrange 95% do território do estado de São Paulo e todos os setores da economia que, em algum momento, serão depositados na mesa do magistrado para julgamento. “Desde aquela sociedade familiar rural até a indústria de tecnologia de ponta".
Para encerrar, Sérgio Polastro ressaltou a importância e os desafios do movimento associativo. "Não lembro de, nas últimas décadas que estou na carreira, alguma conquista da magistratura que não tenha tido o DNA do movimento associativo, seja regional ou nacional, algumas vezes mais evidente, outras vezes mais discreto”.
Em seu discurso, o Juiz Ênio Borges Araújo Campos, oriundo do TRT-8, mais antigo dentre os demais, afirmou que o grupo de Juízes era multicultural, proveniente de diversos concursos e com realidades distintas. Destacou três pontos importantes que expõe os sentimentos comuns entre eles: gratidão, caminhos de vida e luta. Gratidão pela família, por compartilhar sorrisos e secar lágrimas. Aos Tribunais de origem, “que nos moldou juízes e também ao TRT-15, que nos recebe com alegria. Por mais diferentes que tenham sido os caminhos da vida, eles nos trouxeram hoje para o mesmo destino. Para alguns, representa a volta para casa. Para outros, São Paulo se mostra é um berço seguro de tratamento de problemas de saúde de familiares”.
Ao final, Ênio Borges Araújo Campos citou a frase do escritor Érico Veríssimo, que diz: "Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento", e afirmou: “esse grupo de 17 Juízas e Juízes do Trabalho que aqui chegam, construíram seus moinhos de vento com coragem e colocando nosso peito aberto aos novos ares, temos certeza de que uma ventania soprará no TRT-15 em proveito da Justiça Social”.
O Presidente do TRT-15, Desembargador Samuel Hugo Lima, enfatizou a vantagem de receber Juízes já “traquejados”, com experiência de outros tribunais para compor o quadro de magistrados, num tribunal de vanguarda como é o TRT-15 e com tradição de importantes decisões, como a tese de demissão em massa desde que fundamentada e o julgamento do caso Shell/Basf. Também destacou ser o TRT com o segundo maior tribunal do país em movimentação processual, o que também se torna um desafio para os julgadores. Mesmo assim, o Presidente conclamou a todos para se sentirem absolutamente "em casa" e sempre manterem a alegria dos tempos da primeira posse.
Os novos Juízes da 15ª Região - Ordem de antiguidade
1) Juiz Ênio Borges Araújo Campos (TRT-8);
2) Juiz Eduardo Santoro Stocco (TRT-2);
3) Juíza Patrícia Rebouças Franceschet Guimarães (TRT-2);
4) Juíza Simone Akemi Kussaba Trovão (TRT-23);
5) Juíza Andreza Soares Pinto (TRT-14);
6) Juiz Éber Rodrigues da Silva (TRT-2);
7) Juiz Ricardo Tsuioshi Fukuda Sanchez (TRT-2);
8) Juiz Walmir Affonso Júnior (TRT-14);
9) Juiz Murilo Izycki (TRT-8);
10) Juíza Fernanda Endler Lima (TRT-8);
11) Juiz Fabricio Martins Veloso (TRT-23);
12) Juíza Érica Kazumi Nakamura (TRT-8);
13) Juiz Pedro Augusto Vechi Moreira (TRT-8);
14) Juíza Carolina Ventin de Oliveira Prates (TRT-8);
15) Juiz Thiago Oliva Lamboia (TRT-14);
16) Juíza Carla Gabriella Grah Sens (TRT-14);
17) Juiz Leandro Moreira Donato (TRT-8).
Para assistir à solenidade, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=VyAvExhcBoM
Para ver todas as fotos da posse, acesse: https://flic.kr/s/aHBqjBzJ4D
Com informações do TRT-15