Na última terça-feira, 14/11, aconteceu a cerimônia de posse da Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Campinas – Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região – para o biênio 2023-2025, Alvamari Cassillo Tebet. A Diretora Regional de Campinas, Juíza Milena Casacio Ferreira Beraldo, representou a AMATRA XV no evento solene que reuniu cerca de 150 pessoas no Instituto Agronômico de Campinas - IAC.
Durante a cerimônia, a Procuradora-Chefe, Alvamari Cassillo Tebet, o Vice-Procurador-Chefe, Ronaldo Lira, e o Vice-Procurador-Chefe eventual, Nei Messias Vieira, entregaram placas em homenagem aos Ex-Procuradores-Chefes que conduziram a Procuradoria na 15ª Região desde o ano de sua fundação, em 1986, até os dias de hoje.
Na solenidade, o Procurador-Geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, ratificou a importância da mulher em cargos de tomada de decisões. “Nesse importante momento para a história da humanidade, o empoderamento da mulher transcende barreiras geográficas e culturais que revelam um imperativo global, pois as mulheres são o maior reservatório inexplorado de talentos do mundo”, apontou.
Na oportunidade, o Procurador-Geral homenageou o Procurador-Chefe (biênios 2019-2023), Dimas Moreira da Silva, por ter exercido essa “tarefa árdua” durante quatro anos, não porque o cargo traz qualquer tipo de sofrimento, mas “porque sempre achamos que podemos fazer mais”.
Em seu discurso, Alvamari Cassillo Tebet rememorou a trajetória a Regional desde a sua criação, jogando luz ao passado da Instituição e no trabalho dos gestores que pavimentaram o caminho até aqui, com especial agradecimento ao seu antecessor direto, Dimas Moreira da Silva. “Saibam que suas conquistas e contribuições deixaram uma marca indelével na história do MPT na 15ª Região, e servem como inspiração para todos nós que agora seguimos adiante nesta jornada”, disse.
Finalizando seu discurso, a empossa fez uma menção especial e emocionada ao seu marido e aos filhos, e agradeceu aos Procuradores que participam da gestão regional, incluindo os coordenadores de 1º e 2º Graus, Paulo Crestana e Alessandra Rangel Andery, respectivamente: “somos uma equipe”; e aos servidores e terceirizados da Regional, que segundo ela, são o fio condutor da Procuradoria.
O evento também foi prestigiado pelo Desembargador Fábio Bueno de Aguiar (Diretor Cultural e de Cidadania da AMATRA XV), pela Juíza Fernanda Constantino de Campos (integrante do Conselho Fiscal da AMATRA XV), pelos Desembargadores do TRT-15 Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza (Corregedora Regional do TRT-15), que representou o Presidente da Corte, Desembargador Samuel Hugo Lima; João Batista Martins Cesar (que atuou como Procurador do Trabalho entre 1998 e 2013); Eleonora Bordini Coca; Manoel Carlos Toledo Filho; pela Desembargadora do TRT 2, Catarina Von Zuben (Diretora Cultural da AMATRA 2); pelos Procuradores do Trabalho Danielle Olivares Corrêa, Everson Carlos Rossi e Leda Regina Fontanesi; pelo Presidente da Associação Nacional das Procuradoras e Procuradores do Trabalho - ANPT, José Antonio Vieira; pelo Vice-Presidente da OAB Campinas/SP, Paulo Braga; demais Procuradores, Magistrados, servidores e representantes institucionais de diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil.
Breve currículo da Procuradora-Chefe do MPT 15
Alvamari Cassillo Tebet se formou em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba no ano de 1991, e atuou na Advocacia até 1999, quando ingressou no quadro de servidores do TRT-15, no cargo de Analista Judiciária, atuando na execução de mandados como Oficial de Justiça.
Em abril de 2001, ingressou no MPT como Procuradora do Trabalho, incialmente lotada em Rondônia (14ª Região), depois removida para o Mato Grosso (23ª Região), chegando em Campinas no ano de 2003. São 20 anos na 15ª Região, sempre muito atuante.
Com informações do MPT Campinas