Na última sexta-feira, 15/03, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, prestigiou a cerimônia de lançamento nacional do sistema Exe-PJe. A atividade aconteceu na sede do TRT-15, em Campinas (SP).
A solenidade, conduzida pelo Presidente da Corte, Desembargador Samuel Hugo Lima, formalizou a disponibilização do software para otimizar o registro de dados e tornar mais eficiente a execução processual. Encampada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT, a solução criada na 15ª Região será utilizada por todos os Tribunais Regionais do Trabalho do país.
Em seu discurso, o Presidente do TRT-15 celebrou o momento histórico, que “representa a concretização de esforços conjuntos entre o CSJT, a Corregedoria Regional, a Coordenadoria de Pesquisa Patrimonial e a Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação do TRT-15”.
O Presidente em exercício do TST, Ministro Aloysio da Veiga, ponderou a importância de utilizar a inteligência artificial a favor da Justiça e da comunicação entre as plataformas, visando dar mais qualidade ao trabalho de buscar patrimônios dos processos que tramitam na fase de execução. “O Exe-JT começa na 15ª Região e a boa prática é revelada para ser adotada no Brasil”.
Para a Corregedora do TRT-15, Desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, o sentimento é de “orgulho por acompanhar a entrega deste projeto, cujo embrião foi o Exe-15, concebido há mais de 10 anos em resposta a uma necessidade identificada da Corregedoria durante o estreito contato com os oficiais de justiça”, destacou.
Na sequência, o Ministro do TST, Cláudio Mascarenhas Brandão, ratificou que “todos ao final ganhamos, pois a nossa atividade é em prol de um processo que seja cada vez mais ágil e eficaz”.
Na oportunidade, o Secretário-Geral do CSJT, Juiz Bráulio Gabriel Gusmão, explicou que o Exe-PJe segue o modelo de colaboração e de desenvolvimento de soluções tecnológicas de toda a Justiça do Trabalho.
Para ler a notícia na íntegra, publicada pelo TRT-15, clique aqui.