Na última segunda-feira, 28/08, aconteceu a cerimônia de assinatura do convênio que empregará jovens aprendizes, em situação de vulnerabilidade social, no Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto e nas dependências da Universidade de São Paulo - USP. O Juiz Ricardo Botega de Mesquita, da Comissão de Prerrogativas, representou a AMATRA XV no evento.
A ação da continuidade ao Projeto “Aprendiz de Justiça”. O convênio assinado entre o TRT-15, por intermédio do Juizado Especial da Infância e Adolescência de Ribeirão Preto - JEIA, coordenado pela Juíza Márcia Cristina Sampaio Mendes, a Fundação de Educação para o Trabalho - FUNDET, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/Ribeirão Preto e as Usinas Bazan S.A. e Bela Vista S.A tem como objetivo fornecer capacitação profissional, promovendo a inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
Com vigência de 12 meses, o projeto abrirá oportunidade para 15 aprendizes no Fórum Trabalhista e 10 na USP. Durante o período, os adolescentes e suas famílias terão o acompanhamento de uma assistente social.
O JEIA atuará como agente facilitador, colaborando no planejamento e execução do projeto. A FUNDET, por sua vez, terá o papel de gestor da iniciativa. O SENAC oferecerá o curso teórico de capacitação na profissão de auxiliar de escritório, relacionado ao Curso de Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo. As Usinas Bazan e Bela Vista serão as contratantes dos aprendizes que realizarão a experiência prática no Fórum e na USP.
Segundo o Juiz Ricardo Botega de Mesquita, que representou a AMATRA XV no evento, a iniciativa tem relevante valor social, visando a inserção e oportunidade aos aprendizes. “Trata-se de uma atuação louvável a todos que estão envolvidos no projeto, pois proporciona aos aprendizes a formação de conhecimento técnico e teórico, preparando-os tanto para os estudos como para o conhecimento técnico de determinadas habilidades profissionais”.
Projeto “Aprendiz de Justiça”
O projeto, idealizado pela Justiça do Trabalho de Ribeirão Preto em 2017, já beneficiou cerca de 150 adolescentes que atuaram no próprio Fórum Trabalhista, na USP e no Tribunal de Justiça de São Paulo. A iniciativa inspirou projeto semelhante implantado no TRT-15 em Campinas, onde cerca de 30 adolescentes estão tendo a oportunidade de aprender e desenvolver habilidades.
Semana da Aprendizagem no TRT-15
A iniciativa deu início as atividades da Semana da Aprendizagem no TRT-15, uma mobilização nacional que acontece entre os dias 28/08 e 01/09, sob Coordenação do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, em colaboração com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego.
Com informações do TRT-15