Na última terça-feira, 20/02, em Brasília, a Vice-Presidente da AMATRA XV, Juíza Regina Rodrigues Urbano, no exercício da Presidência, prestigiou a cerimônia de posse de seis novos integrantes do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, e participou do coquetel oferecido pela AMB, com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil - AJUFE, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - ANAMATRA e Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil - CONSEPRE, em homenagem aos 15 novos Conselheiros.
Posse
Foram empossados pelo Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal - STF, o Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos (Tribunal Superior do Trabalho - TST), o Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano (Tribunal de Justiça da Bahia - TJBA), a Desembargadora Mônica Autran Machado Nobre (Tribunal Regional Federal da 3ª Região - TRF-3), a Juíza Renata Gil Alcantara Videira (TJ-RJ), a Juíza Daniela Pereira Madeira (TRF-2) e a Advogada da União, Daiane Nogueira de Lira.
Na solenidade, o Ministro Barroso citou ações de caráter afirmativo e de aproximação com a sociedade, como as bolsas de estudo que permitem maior inclusão de pessoas negras e indígenas na magistratura, assim como ações voltadas à equidade de gênero. Para melhorar a interlocução da Justiça com a sociedade, o CNJ aposta no Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, voltado a facilitar a compreensão das decisões.
O CNJ é formado por 15 Conselheiros, dos quais nove vêm da Magistratura. Há, ainda, dois representantes da advocacia, dois integrantes do Ministério Público e mais dois indicados pela sociedade civil, de notável saber jurídico. Cada mandato tem duração de dois anos, podendo haver recondução ao cargo por igual período.
Coquetel
À noite, a Juíza Regina Urbano participou de um coquetel em homenagem a todos os novos Conselheiros. Entre eles, o ex-Presidente da AMATRA XV (2010-2012) e da ANAMATRA (2017-2019), Juiz Guilherme Guimarães Feliciano, indicado para vaga destinada ao TST.
Pela 15ª também estiveram presentes, os Desembargadores Samuel Hugo Lima (Presidente do TRT-15), José Otávio de Souza Ferreira (Vice-Presidente Administrativo) e Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza (Corregedora Regional), além dos Juízes Auxiliares Daniela Macia Ferraz Giannini e Carlos Eduardo Oliveira Dias (Ex-Conselheiro do CNJ). Ainda compareceram os Juízes Carlos Abener de Oliveira Rodrigues Filho (Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho) e Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes (Auxiliar da Vice-Presidência e da Corregedoria do TRT-16), Ministros de Tribunais Superiores, Presidentes de Tribunais, líderes associativos e magistrados de diversos Estados do País.
Com informações do CNJ