Na última segunda-feira, 10/06, a Vice-Presidente da AMATRA XV, Juíza Regina Rodrigues Urbano, prestigiou a cerimônia de posse da magistrada Polyanna Sampaio Candido da Silva Santos, para o cargo de Juíza Titular da Vara do Trabalho de Santa Cruz do Rio Pardo. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Presidência do TRT-15.
Em sua fala, a Vice-Presidente da AMATRA XV, Juíza Regina Rodrigues Urbano, sabendo que a empossada é maratonista, comparou a carreira na magistratura à preparação para uma maratona, destacando que ambas requerem anos de dedicação e superação de desafios. Ainda ressaltou a importância da persistência e resiliência, tanto para maratonistas quanto para Juízas. “Mas é nesses momentos de dificuldades que se define a verdadeira maratonista, assim como uma magistrada de sucesso. A persistência, a resiliência e a capacidade de seguir em frente, mesmo quando a exaustão bate, são fundamentais”, disse.
Na sequência, a magistrada celebrou a conquista da titularidade da Juíza Polyanna, comparando-a ao cruzamento da linha de chegada em uma maratona. “Só quem cruzou a linha de chegada de uma maratona tem a noção da mistura de sentimentos, alguns inexplicáveis, que ali predominam. Hoje, esses sentimentos também estão presentes. Afinal, é o reconhecimento de todo o esforço, sacrifício e dedicação de anos.”
Para a Vice-Presidente da AMATRA XV, alcançar a titularidade marca o início de uma nova etapa com maiores responsabilidades e o reconhecimento da importância do apoio dos servidores nesse processo. “A linha de chegada não é o fim. É o início de superação de uma nova fase, como Juíza Titular, com novas responsabilidades, principalmente a de gerir pessoas e processos em sua unidade, nunca nos esquecendo que nossos servidores são nossa rede de apoio todos os dias. Parabéns Polyanna, por mais uma maratona completada com êxito.”
Logo que iniciou seu discurso de posse, a Juíza Polyanna Sampaio Candido da Silva Santos relembrou uma conversa que teve com sua mãe, em Osasco (SP), em 2006, sobre o desafio de ser aprovada no concurso para magistratura. Destacou a intensa dedicação aos estudos, mesmo enquanto trabalhava e lecionava, e agradeceu o apoio de sua família, especialmente de seus pais, Neusa (em memória) e Natalício, e irmãos, que tiveram paciência durante os momentos em que precisou abdicar de eventos familiares e viagens para se concentrar nos estudos. Após dois anos e 24 concursos em vários estados, ela celebrou sua aprovação no TRT-15 na segunda tentativa.
Em seguida, falou dos desafios, dos medos e da possibilidade de solicitar remoção para o TRT-2. “Mais uma vez minha mãe com aquele jeito meigo de ser, firme, forte e certeiro, me disse: ‘Você não vai voltar para cá de jeito nenhum! Vir para essa cidade caótica, violenta e com trânsito? De jeito nenhum! Você vai ficar por aí’. E esse por aí era em Ribeirão Preto, onde a amizade com os colegas de concurso cresceu ainda mais e se mantém até hoje”. “O trabalho em Ribeirão e nas cidades vizinhas era cada vez mais intenso, mas aos poucos fui aprendendo, me acostumando e me apaixonando pelo interior paulista”.
A nova Juíza Titular da Vara do Trabalho de Santa Cruz do Rio Pardo ainda fez breve relato sobre seu casamento, o nascimento dos filhos, os desafios da maternidade, as renúncias pessoais e profissionais e a luta pelo respeito à mulher negra. Muito emocionada, recordou as dificuldades que teve após o falecimento da mãe, a volta aos estudos sobre raça, diversidade e inclusão, o retorno às corridas, sua participação no Subcomitê de Equidade e Combate à Discriminação do TRT-15, a conquista de finalizar ao lado do pai uma maratona, a publicação do livro que escreveu e coordenou com outros magistrados e as atribuições na VT de Sertãozinho, onde permaneceu por quase 12 anos.
Para encerrar, ratificou ser uma das poucas Juízas negras Titulares da 15ª Região, e disse: "Quero deixar as portas abertas para que outras mulheres negras, como eu, venham também ocupar esse lugar”.
O Presidente da Corte, Desembargador Samuel Hugo Lima, recordou de uma conversa que teve com a homenageada em Ribeirão Preto, durante um almoço oferecido a ele e destacou a importância do apoio familiar. “Começamos a falar da promoção, especialmente, da Juíza-mãe, e eu lembro que você, Polyanna, disse que já estava chorando há alguns dias e que só estava aceitando esta missão porque tem um marido especial. Parabéns, Marcelino! Homens como você permitem que mulheres negras, inteligentes e dedicadas continuem crescendo na Justiça do Trabalho. Ganha muito a VT de Santa Cruz do Rio Pardo! Uma Juíza excelente e comprometida. Ganha a sociedade local”, encerrou.
Homenageada
Polyanna Sampaio é natural de Osasco (SP) e graduada em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.
Em quase 16 anos de atuação na 15ª Região, foi nomeada para o cargo de Juíza do Trabalho Substituta no dia 17/11/2008.
A promoção ao cargo de Juíza Titular da VT de Santa Cruz do Rio Pardo, pelo critério de merecimento, foi aprovada em Sessão Administrativa do Órgão Especial do TRT-15 em 23/05/2024.
A AMATRA XV celebra a promoção de sua associada e deseja muita sabedoria na nova fase da carreira.
A cerimônia também foi prestigiada por Desembargadores, Juízes, representantes do Ministério Público e da OAB, e servidores.
Confira fotos da cerimônia na galeria abaixo: