Na última sexta-feira, 9/12, aconteceu a solenidade de posse dos novos dirigentes do TRT-15 para o biênio 2022-2024. A cerimônia ocorreu no edifício sede do Tribunal em Campinas, com transmissão pela plataforma do Youtube.
Pela AMATRA XV, estiveram presentes o Juiz Sérgio Polastro Ribeiro (Presidente), a Juíza Regina Rodrigues Urbano (Vice-Presidente), a Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani (Diretora Cultural e de Cidadania da AMATRA XV e Coordenadora Pedagógica da ESMAT 15), o Juiz Marcel Marques (Diretor Regional de São José do Rio Preto) e o Desembargador Fábio Bueno de Aguiar (Conselheiro Fiscal da AMATRA XV e ESMAT 15 e Conselheiro Acadêmico da Escola).
A cerimônia também contou com a presença dos Ministros do TST, Luiz José Dezena da Silva (representando o Presidente do órgão e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Ministro Lelio Bentes Corrêa) e Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, Conselheiro do CNJ, e do Presidente da ANAMATRA, Juiz Luiz Antonio Colussi.
Nova Direção
O Desembargador Samuel Hugo Lima assumiu a Presidência da Corte. Os Vice-Presidentes Administrativo e Judicial são os magistrados José Otávio de Souza Ferreira e João Alberto Alves Machado.
Os Desembargadores Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza e Manoel Carlos Toledo Filho assumiram os cargos de Corregedora e Vice-Corregedor Regional. Os magistrados Carlos Alberto Bosco e Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo passaram a exercer as funções de Diretor e Vice-Diretor da EJUD 15. A Ouvidoria da 15ª ficou sob a responsabilidade dos Desembargadores Antonia Regina Tancini Pestana (Ouvidora) e Eder Sivers (Vice-Ouvidor).
Homenagem da AMATRA XV
O Presidente da AMATRA XV, Juiz Sérgio Polastro, registrou seu reconhecimento à brilhante administração conduzida pela Desembargadora Ana Amarylis, que nunca fechou as portas ao diálogo com a AMATRA XV, ainda que existissem divergências. “Lembro das primeiras reuniões que participei e de como, ao longo desses meses, a AMATRA XV e o TRT-15 construíram pontes através do diálogo, do respeito, da compreensão buscando sempre o melhor não na visão da Associação ou da administração, mas na visão da instituição".
Dirigindo a palavra ao Presidente empossado, Sérgio Polastro destacou sua capacidade de “levar esse grande Tribunal a alçar voos cada vez maiores, diante dos desafios colossais”. Por fim, desejou as bençãos dos céus aos membros da nova administração do TRT-15.
Discurso do novo Presidente do TRT-15
O Desembargador Samuel Hugo Lima iniciou seu discurso homenageando as famílias brasileiras enlutadas pela COVID-19, lembrando o Ministro do TST Walmir Oliveira da Costa, o Desembargador aposentado do TRT-15 Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva e o servidor Márcio Caiado, vítimas da pandemia.
Em sua fala, o novo Presidente da Corte ressaltou que “a magistratura é um meio de serviço em favor do jurisdicionado, não das comodidades próprias, e por isso os atos jurisdicionais devem ter como objetivo principal a satisfação de 'sua excelência o jurisdicionado'.” E foi além, comparando o trabalho do magistrado ao de Jesus, registrado na passagem do capítulo 3 do Evangelho de João, onde ele “executando a tarefa do mais humilde servo, lavou os pés dos discípulos”.
Associativismo
A AMATRA XV tem o privilégio de contar com o Desembargador Samuel em seu quadro associativo desde o seu ingresso na magistratura, em 2/10/1989.
Na Associação, ele atuou como Secretário (1994/1995), foi Presidente (1995/1997) e integrou a Comissão Disciplinar e de Prerrogativas (1997/1999, 2009/2011, 2011/2013, 2013/2015 e 2015/2017).
Para assistir a transmissão, clique aqui.
Para ler a notícia completa do TRT-15, clique aqui.