No dia 05/11, a Presidente da AMATRA XV, Juíza Regina Rodrigues Urbano, participou da 9ª Mostra de Boas Práticas promovida pela Corregedoria Regional do TRT-15.
Os integrantes da Diretoria Executiva, os Juízes Marcel de Ávila Soares Marques (Vice-Presidente e Secretário-Geral), Maria Lúcia Ribeiro Morando (Diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos) e Patricia Juliana Marchi Alves (Diretora Regional de Campinas) também estiveram presentes.
A abertura oficial do evento foi realizada pelo Presidente da Corte, Desembargador Samuel Hugo Lima, ao lado da Corregedora, Desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, e do Vice-Corregedor, Desembargador Manoel Carlos Toledo Filho. O Corregedor eleito para o biênio 2024-2026, Desembargador Renan Ravel, também compôs a mesa de abertura.
A 9ª Mostra teve como intuito fortalecer o alinhamento institucional e incentivar o compartilhamento de ideias inovadoras. A programação incluiu apresentações de iniciativas, palestra sobre transformação digital na Justiça do Trabalho e o lançamento do sistema "Quinzinho" e dos painéis eletrônicos.
Em sua fala, o Desembargador Samuel Lima destacou a criatividade dos juízes e servidores da 15ª Região que, apesar das dificuldades enfrentadas, como a falta histórica de pessoal, conseguem prestar uma jurisdição de qualidade.
A atividade contou ainda com uma homenagem à Corregedora Rita de Cássia Penkal, liderada pelo Secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato, que de maneira descontraída, convidou seus familiares e amigos para análise e votação do denominado “Projeto Ritaliza”.
Participaram do momento os Desembargadores Samuel Lima e Manoel Carlos Toledo, a Desembargadora Ana Cláudia Torres Vianna, a Juíza Regina Rodrigues Urbano (Presidente da AMATRA XV), o Juiz Sérgio Polastro Ribeiro (ex-presidente da AMATRA XV e Juiz Auxiliar da Presidência no biênio 2024/2025), a Advogada Talita Garcez e a servidora Viviana Geraldo.
Na oportunidade, Regina Urbano destacou a importância da empatia na atuação da Corregedora, mostrando que é possível conciliar rigor técnico com sensibilidade. Ela ressaltou que ouvir, compreender e acolher faz toda a diferença. “Esse olhar humano é que nos impulsiona a construir uma sociedade mais justa e solidária para todos”, encerrou.
O Juiz Sérgio Polastro Ribeiro destacou que a liderança da Corregedora Rita Penkal foi marcada por amor, dedicação e perseverança pela Justiça do Trabalho. Para encerrar, citou o teólogo cristão Miroslav Volf, que afirma que a perseverança é o amor que se prolonga no tempo. “Vossa excelência é exemplo disso, entregando tutela jurisdicional de qualidade com coração, empatia e acolhimento”, disse.
Veja mais fotos do evento, clique aqui.
Para ler a notícia publicada pelo TRT-15, clique aqui.