Na última segunda-feira, 9/3, ocorreu a solenidade de posse da Juíza Carmen Lucia Couto Taube, agora Titular da Vara do Trabalho de Avaré/SP. O evento foi realizado no Salão Nobre da sede judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região – TRT/15.ª Região.
A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15.ª Região – AMATRA XV foi representada pelo Diretor de Comunicação e Informática, Juiz Maurício Bearzotti de Souza.
Carmen Lucia Couto Taube foi promovida pelo critério da antiguidade por ocasião da Sessão Administrativa do Órgão Especial do TRT/15.ª Região realizada no dia 13 de fevereiro. São 14 anos de bons préstimos à Magistratura e mais de 30 anos dedicados à área trabalhista.
Discurso da Presidente do TRT/15.ª Região
Para a Presidente do TRT/15.ª Região, Desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, a titularidade na Vara do Trabalho de Avaré “coroa a trajetória de dedicação, de experiências acumuladas e, sobretudo, de doação da Doutora Carmen às causas trabalhistas e à pacificação social”. Frisou as conhecidas aptidão e vocação demonstradas pela Magistrada promovida nos 14 anos de atuação junto à Justiça do Trabalho, que fizeram com que ela ultrapassasse barreiras surgidas em seu percurso. “Conte com o apoio incondicional da Presidência e da Administração deste Tribunal. Estamos todos imbuídos do mesmo objetivo”, disse.
AMATRA XV destaca a crescente e meritória participação feminina nos quadros da Justiça do Trabalho
O representante da AMATRA XV rememorou as comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher, enfatizando a participação das mulheres na Justiça do Trabalho. “Somos o ramo do Poder Judiciário com maior participação feminina na Magistratura: 50,5% desse quadro é composto de mulheres. Temos, pela primeira vez, uma mulher na Presidência do Tribunal Superior do Trabalho”. Destacou, ainda, a realidade do TRT/15.ª Região: “contamos com uma Presidente, duas Vice-Presidentes, uma Vice-Corregedora e a Diretora da Escola Judicial, além de Juízas Auxiliares. Não se trata de concessão. São mulheres cuja ascensão profissional está relacionada aos seus méritos”. Arrematou parabenizando a Juíza Carmen Lucia Couto Taube, mais uma mulher a galgar degraus na carreira ante os êxitos profissionais.
Habilidade técnicas e relacionais
“Conversando com os colegas daqui da 15.ª Região, identifiquei que, a par de suas conhecidas qualidades, o comprometimento pessoal, a busca pela resolução equilibrada dos conflitos e o empenho na conciliação, a Doutora é tida como pessoa muito agradável, de bom trato, cortês. Esse conjunto de habilidades é essencial para os novos desafios (da titularidade): relacionamentos com partes, advogados e terceiros, além do Tribunal e outros Órgãos Públicos, na condição de gestora da Unidade Judiciária; liderança da equipe de servidores; definição de rotinas; análise e resolução de questões estatísticas; eventualmente, integrar lista de candidatos à convocação para o Tribunal. Tudo isso, Doutora Carmen, em meio a audiências, sentenças e outros pronunciamentos judiciais”, comentou Maurício Bearzotti de Souza.
O Diretor de Comunicação Social e informática trouxe ilustração com fundo bíblico, dizendo que a Magistratura do Trabalho nunca teve medo de passar suas obras pelo fogo. “Nossas obras não são de palha, feno, ou madeira, que se queimam e esvaem à menor chama. Não! Nossas obras são tal qual o ouro: passam pelo crisol, eliminam alguma opacidade e emergem límpidas e reluzentes. Esses são os votos da AMATRA XV em relação à sua estadia na Vara do Trabalho de Avaré: quaisquer que sejam as provas a que a senhora se veja submetida, que o fruto do seu trabalho reluza!”
Um momento de muita emoção
Acompanhada de suas filhas, Valéria e Eloísa, do genro Eduardo e do marido Marcos, a mais nova Juíza Titular da 15.ª Região, muito emocionada, agradeceu aos Magistrados presentes, seus familiares e a Deus pela vocação e por ter chegado até esse ponto, a titularidade. “É uma alegria muito grande poder estar aqui agora e iniciar uma nova etapa. Pra mim é uma grande felicidade”, disse.
Carmen Lucia Couto Taube também se comprometeu a dar o melhor de si, como tem feito ao longo de sua carreira, prezando pela solução dos conflitos de modo equilibrado, tentando aproximar as partes para, prioritariamente, obter-se a composição e, quando o acordo não for possível, solucionar as causas distribuindo justiça. “Pretendo continuar desempenhando com muita qualidade, sem descuidar da produtividade. A partir de agora, gerindo a equipe. Quero desenvolver um trabalho em equipe, manter as boas práticas da Vara (de Avaré) e melhorar o que for possível. Vou me dedicar a isso”.
“Esse é um momento de muita emoção e, certamente, de renovação da motivação para dar continuidade nesse tão importante trabalho para a nossa sociedade”, concluiu Carmen Lucia Couto Taube.
Gratidão
Carmen Lucia Couto Taube agradeceu os Magistrados presentes, na pessoa da Presidente Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, por reconhecerem o seu trabalho e confiarem a ela a gestão da Vara do Trabalho de Avaré.
Também, as palavras do Diretor da AMATRA XV: “Ele foi muito feliz ao se utilizar de uma passagem bíblica para mostrar que ‘a nossa obra é tal qual o ouro, que passa pelo crisol, perde alguma opacidade e emerge reluzente’. Ou seja, podemos enfrentar dificuldades, mas permanecemos firmes em nosso objetivo, de distribuição da justiça social”. Especificamente sobre a AMATRA XV: “agradeço pelo trabalho incansável dessa Associação em prol das condições de trabalho dos Magistrados”.
A AMATRA XV renova seus votos e deseja muita felicidade, paz, segurança e prosperidade à Juíza Carmen Lucia Couto Taube nessa nova etapa da sua carreira.
Confira mais fotos na galeria abaixo:
Vara do Trabalho de Avaré/SP tem nova Juíza Titular
Carmen Lucia Couto Taube conta com 14 anos de experiência na Magistratura e mais de 30 anos dedicados à área trabalhista