Neste domingo, dia 27 de março de 2022, tivemos um grande espetáculo futebolístico no Allianz Parque. A seleção da AMATRA XV enfrentou o time de Delegados de Polícia de São Paulo.
Pouco antes do jogo, como para abençoar o confronto, caiu uma serena chuva, molhando o perfeito gramado da arena. Com isso, a bola ficou mais rápida e tivemos ainda mais jogadas incríveis dos grandes jogadores dos dois times.
Nosso esquadrão começou o jogo com o arqueiro Lucas, uma verdadeira muralha; um trio de zaga para dar inveja a qualquer seleção mundial: Rodarte, Wellington e Marcão; dois laterais rápidos, habilidosos e marcadores: Thiago (direita) e João Cilli (esquerda); protegendo a zaga e ajudando na armação das jogadas uma dupla de volantes técnica e guerreira: Luis Zorzetto e Breno; como meias-atacantes, trazendo genialidade e criatividade: Capitão Pedro e Márcio; como centroavante, a grande contratação por empréstimo, Fred (AMATRA 2).
Mas, AMATRA XV é formada por um elenco de altíssima qualidade, pois sabemos que somente é possível ganhar jogos e campeonatos com banco à altura do time titular. Neste domingo, nosso banco contava com Sérgio Polastro, Marcelo Pallone, Marcos Porto, César Basile e Cauê.
E claro, tínhamos torcida organizada, entoando hinos, gritos e incentivos que impulsionavam nosso time para frente: Maurício Matsushima, Dosualdo, famílias dos jogadores, Dra. Ana Amarylis e Dr. Giordani, que dividiu o coração de torcedor e pai orgulhoso com o time adversário, que contava com o craque Manoel Giordani, habilidoso camisa 10.
Iniciamos o jogo no esquema tático desenhado pelo visionário e estrategista técnico/jogador/meia/lateral/juiz/juiz auxiliar da presidência Marcos Porto: 3-4-2-1.
Com as orientações do técnico Marcos Porto e do capitão Pedro Salgado, começamos o jogo atuando de forma compacta, sem deixar espaços para o time adversário.
A zaga, jogando por música, mantinha-se alinhada aos gritos do Marcão e, assim, deixava os atacantes adversários sempre em impedimento.
Aos poucos, AMATRA XV foi tocando a bola e as triangulações começaram a surgir, até que a bola caiu nos pés do João Cilli, que tocou para o meia-atacante Márcio, avançaram pelo lado esquerdo do campo adversário e acharam Capitão Pedro entrando na área, com a sua privilegiada visão periférica 360 graus de todo o gramado, capitão achou o volante Breno entrando como elemento surpresa; Breno dominou, escolheu o canto direito e bateu de chapa, alto, sem chances para o goleiro adversário. Gol da AMATRA XV!
O gol deu maior tranquilidade para a seleção de Campinas e as jogadas começaram a aparecer. Logo em seguida, ataque pela direita, Márcio passou para nosso camisa 9, Fred, que cortou o zagueiro e cruzou, colocando a bola nos pés do capitão Pedro, que, em posição legal e com muita categoria, empurrou para o gol. Mas o VAR foi acionado e o impedimento anulou o que seria nosso segundo gol.
A marcação continuou perfeita, arqueiro Lucas passava confiança, os toques de bola sempre conscientes e, de repente, surgiu um lançamento longo para nosso centroavante Fred, ele ganhou no jogo de corpo do primeiro zagueiro, do segundo zagueiro, trombou com o terceiro, com o goleiro e a bola foi morrer no fundo do gol adversário! AMATRA XV 2x0!
Com o jogo caminhando para uma vitória, natural um relaxamento dos atletas campinenses e, num momento de desatenção da zaga, o aguerrido e habilidoso time adversário, aproveitando-se de um lançamento, fez o primeiro gol.
Assim acabou o primeiro tempo.
No segundo tempo, jogo continuou muito brigado, mas sempre na bola, sem pontapés ou brigas. Clássico e futebol de altíssimo nível, facilitando para a arbitragem.
O time adversário conseguiu o empate marcando um belo gol.
Haja coração!
Mas, logo em seguida, nosso capitão invadiu a área e chutou rasteiro, a bola, despretensiosa, enganou o goleiro dos Delegados, passou por debaixo do seu corpo e morreu no fundo do gol.
AMATRA XV 3x2!
Com o gol, AMATRA XV voltou a impor o ritmo de jogo, o que foi favorecido pelo rodízio de atletas, mostrando que o elenco é vitorioso e de altíssimo nível.
Mas, como nem sempre o futebol premia o melhor, sofremos o terceiro gol.
Com o jogo no 3x3, as duas seleções sentindo o forte calor das 12h, o jogo ficou mais cadenciado. Ambos os times tiveram mais chances de gol, mas os goleiros impediram que algum saísse vitorioso.
A juíza pediu a bola e apitou o fim do jogo.
Foi um grande espetáculo!
A torcida, feliz, entoava cânticos de alegria.
Após o jogo, todos os jogadores se cumprimentaram e tiraram fotos. Alguns jogadores deram entrevistas para a imprensa que aguardava do lado de fora dos gramados.
Um domingo memorável no Allianz Parque. Que venha o próximo desafio!
Avante AMATRA XV!!!
Fotos: Álvaro da Silva Júnior
Uma Crônica de Futebol e Celebração! AMATRA XV no Allianz Parque
Por Breno Ortiz Tavares Costa - Juiz do Trabalho, Diretor de Comunicação e Informática da AMATRA XV e volante