A Amatra XV assinou no dia 8 de outubro, em evento na Câmara de Vereadores de Piracicaba, Termo de Cooperação com a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba, para a realização do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania em 64 escolas da região. O presidente da Amatra XV, juiz Flávio Landi, o desembargador Lorival Ferreira dos Santos, diretor da Escola Judicial do TRT-15, e a juíza Adriene Sidnei de Moura David Diamantino, coordenadora do programa na 15ª Região, participaram da cerimônia de assinatura do termo.
O programa TJC é uma ação solidária de iniciativa da Anamatra e leva aos alunos da rede pública noções básicas sobre Direito do Trabalho, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania. Durante o evento, foi assinado o Termo de Cooperação pelo Dirigente Regional de Ensino de Piracicaba, Oldack Chaves, e o presidente da Amatra XV.
A coordenadora do programa na 15ª Região, juíza Adriene Diamantino, falou sobre o sucesso do projeto piloto que se desenvolve na Escola Estadual Maria de Lourdes Silveira Cosentino, no distrito de Santa Terezinha, em Piracicaba, com a capacitação de professores e realização de encontros para discutir temas ligado à cidadania. Entre as atividades do programa estão a realização de palestras nas escolas, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, visitas dos alunos ao Poder Judiciário, simulação de audiências e julgamentos, todos instrumentos de integração que têm mostrado excelentes resultados.
Também prestigiaram o evento, o juiz Wander Pereira Rossete Junior, diretor do Fórum da Comarca de Piracicaba, o Procurador do Trabalho Fábio Kosaca, representando a Procuradoria da 15ª Região, o gerente Antenor Jesus Varola, do Ministério do Trabalho e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo locais.
De acordo com o presidente da Amatra XV, os professores são as peças-chave do programa. “São eles que irão levar o conhecimento aos alunos, que se tornarão agentes divulgadores em suas casas e suas comunidades, difundindo informações sobre o Direito, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis”, afirmou Landi.
A cerimônia foi enriquecida com a apresentação do Coral do TRT da 15ª Região, com músicas que a todos emocionaram.