No dia 1º de junho, o TRT da 15ª Região recebeu um grupo de 55 alunos da 6ª série do Colégio Paulo Freire (Integral Curso e Colégio), da cidade de Paulínia. Foi a primeira vez que alunos do Ensino Fundamental visitaram a sede do Tribunal.
FÓRUM DE PAULÁNIA
Os alunos acompanhados da professora de Geografia, Yeda Maria Camara Vilares e pela coordenadora do Ensino Fundamental II, Sandra Mara Manoel Medes,começaram a programação do projeto Cidadania com uma visita ao Fórum Trabalhista de Paulínia. O grupo foi recebido pela juíza-substituta da 1ª Vara do Trabalho, Antonia Rita Bonardo e pela titular da 2ª Vara e diretora do Fórum, Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa.
Acompanharam também a visita, as juízas Ana Maria Vasconcelos e Rita de Cássia Scagliusi do Carmo, que, juntamente com a juíza Maria Inês integram a Comissão de Cidadania da Amatra XV.
SEDE DO TRT
O grupo de visitantes também esteve na sede do Tribunal em Campinas. Recebido pela servidora da Ematra, Andréa Magnusson e pela estagiária de Pedagogia, Gabriella Missio Von Ah, o grupo assistiu a um vídeo institucional sobre a criação e funcionamento do Tribunal.
Os alunos em seguida visitaram o gabinete da presidência, onde foram recebidos pelo juiz Luiz Carlos Araújo, que respondeu a diversas perguntas das crianças. Os visitantes conheceram também o serviço de documentação e publicações técnicas do Tribunal.
No encerramento da visita, os alunos receberam a Cartilha da Justiça em Quadrinhos, da AMB e a Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos, publicada pela Anamatra.
A idéia do projeto Cidadania é que as crianças trabalhem esse material com seus professores, por um período de dois meses, quando deverão receber na escola a visita dos juízes, para tirar as dúvidas e aprofundar o debate sobre a Justiça e a cidadania.