Semana passada, durante premiação virtual, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT anunciou os ganhadores da 1ª edição do Prêmio Cooperari - Estratégias para evoluir. A atividade surgiu com o intuito de selecionar práticas bem-sucedidas do 1º e 2º graus que pudessem ser disseminadas e aplicadas nacionalmente na Justiça do Trabalho.
O Assistente Virtual da Justiça do Trabalho - AVJT, desenvolvido pelo servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – TRT-15 Sisenando Gomes Calixto de Sousa (1ª Vara do Trabalho de Taubaté), e o plugin MaisPJe (pje-extension), de autoria do servidor do TRT-12 Fernando de Medeiros Marcon (Vara do Trabalho de Palhoça / SC), foram os vencedores do 1º grau de jurisdição. Os dois projetos, com a mesma funcionalidade, foram inscritas de forma conjunta.
O evento premiou com o Selo Prêmio Cooperari da Justiça do Trabalho duas iniciativas de cada instância (1º e 2º graus), que obtiveram o maior número de votos válidos em escrutínio aberto à sociedade. Foram quase 10 mil votos eletrônicos. Ao todo, foram inscritas 57 iniciativas.
De acordo com o Juiz titular da 1ª VT de Taubaté e auxiliar da Vice-Presidência Judicial, Guilherme Guimarães Feliciano, o AVJT tem qualidade única, que reúne, a rigor, tudo o que se espera de tecnologia e inovação aplicáveis ao sistema de Justiça. “O projeto faz convergir os dois principais vetores que deverão dimensionar o Poder Judiciário do Século XXI, que são efetividade na prestação de bons serviços públicos e preservação da condição de saúde física e psíquica do servidor. Este é o grande ganho que esse projeto pode trazer para a Justiça do Trabalho”, avalia.
Idealizador do projeto
Acometido de uma neuropatia que compromete o movimento de suas mãos, Sisenando, que é formado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Taubaté e amante de tecnologia, recorreu a seus conhecimentos em linguagem de programação para desenvolver o assistente virtual como um recurso pessoal de acessibilidade, visando facilitar a execução de tarefas nos principais sistemas utilizados como o Processo Judicial Eletrônico, a elaboração de pesquisas e consultas, comunicações e formulários. Ele é integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão.
AVJT
O AVJT é um recurso de acessibilidade para servidores com capacidade motora reduzida da Justiça do Trabalho que visa facilitar a operação dos principais sistemas (PJe, Consultas, Pesquisas, E-mail, etc.).
O programa é uma extensão de navegador que oferece painéis com mais de 500 funcionalidades que facilitam o acesso aos sistemas e permitem ativar otimizações e automatizações para tarefas comuns. Diariamente, são mais de 1000 usuários em todo o país.
O AVJT tem sido aprimorado com base nas sugestões, rotinas e necessidades diversas dos servidores, beneficiando também pessoas sem deficiências de todos os TRTs.
Segundo Sisenando, a tramitação efetiva de processos envolve a utilização de vários sistemas (PJe, Depósitos Judiciais, SISBAJUD, RENAJUD, etc.), de origens e institucionalidades diversas. “Cada um desses sistemas é carente, em maior ou menor grau, de opções de acessibilidade minimamente efetivas para pessoas com deficiências em geral. Assim, com o intuito inicial de concentrar algumas modificações específicas, compartilhei o programa com outros servidores com deficiências”, explica.
Para baixar o AVJT gratuitamente (extensão para o navegador Mozilla Firefox), clique aqui.
Para ver os vídeos instrucionais sobre como instalar e utilizar suas principais funcionalidades, clique aqui.
Com informações e foto do TRT-15
TRT-15: Projeto desenvolvido por servidor da 1ª VT de Taubaté vence Prêmio Cooperari
O Assistente Virtual da Justiça do Trabalho é acessado, todos os dias, por mais de 1000 usuários em todo o país