Com o objetivo levar o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC ao maior número possível de cidades pertencentes à 15.ª Região, na última sexta-feira, 14/2, a Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15.ª Região – AMATRA XV e Coordenadora Regional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC, Juíza Lady Ane de Paula Santos Della Rocca, reuniu-se com integrantes da Diretoria da ONG Projeto Semear, de Marília/SP.
A reunião aconteceu pela internet (transmissão on-line), para alinhar os detalhes da implantação do TJC na cidade, por meio de parceria com a Projeto Semear. Trata-se de ONG que tem caráter voluntário e assistencial, sem vinculação a grupos ou denominações religiosas ou políticas e que atende cerca de 180 crianças e adolescentes.
Segundo Lady Ane de Paula Santos Della Rocca, “tivemos a oportunidade de explicar o funcionamento do Programa TJC e sanar dúvidas para acertamento das próximas atividades, que envolverão jovens da faixa etária de 13 a 17 anos de idade”.
De acordo com ela, o calendário das etapas (capacitação, desenvolvimento e culminância) será definido oportunamente, mas desde já ficou combinada a realização de uma palestra explicativa aos alunos, para esclarecê-los sobre os objetivos e etapas de desenvolvimento do programa.
Para o Juiz Breno Ortiz Tavares Costa, Diretor Regional em Bauru da AMATRA XV, que também é Coordenador-Geral e Educador Social do Projeto Semear, a reunião foi muito produtiva. “A doutora Lady Ane explicou todo o conteúdo e funcionamento do TJC para a diretoria e educadores da ONG. Assim, foi possível criar um planejamento de implantação do programa na entidade”, disse.
Segundo o Juiz, a implantação do TJC é deveras importante, pois o Projeto Semear Marília atua com o objetivo de fortalecimento dos vínculos sociais das crianças que estão em situação de vulnerabilidade. “Nesse cenário, ajudamos o jovem em sua preparação como cidadão e também pensando no futuro, inclusive mercado de trabalho”, enfatizou.
A instituição oferece oficinas no contra-turno escolar, com atividades de segunda a segunda, atendendo cerca de 180 crianças e adolescentes (oficinas de inglês, redação, literatura, música, coral, canto, capoeira, jiu-jitsu, alfabetização digitação, informática básica, pintura no tecido e de socioeducativa).
“O programa TJC fortalecerá nossos objetivos, agregando mais conhecimento e conteúdo”, encerrou Breno Ortiz Tavares Costa.
Além dos Juízes, participaram do encontro os seguintes Voluntários: Sonia Matar (Presidente), Valéria Evangelista (Secretária e Diretora de Assistência Social), Renata Martinez (Diretora Artística), Iara Patrícia Desiderato (Pedagoga e Educadora Social), Bruna Garcia (Educadora Social) e Alexandre Gavazzi (Educador Social).
Saiba mais sobre o Projeto Semear: www.projetosemearmarilia.org.br.
TJC chega a Marília/SP
As atividades serão realizadas no Projeto Semear. A ONG atende cerca de 180 crianças e adolescentes