A Sessão Plenária Extraordinária em comemoração ao Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil será realizada amanhã (18/10) na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. A cerimônia inicia uma seqüência de diversas atividades a serem realizadas até o próximo ano com o objetivo de divulgar a história e o papel do Poder Judiciário nacional.
O lançamento oficial das comemorações ocorreu em maio no Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, a ministra Ellen Gracie, presidente do Supremo, discorreu sobre a criação, em 10 de maio de 1808, da Casa da Suplicação no Brasil, primeiro órgão judiciário independente do País, sucessor da Relação do Rio de Janeiro – antigo órgão judiciário, que funcionou de 1751 a 1808.
A iniciativa busca informar os cidadãos sobre a importância, o desenvolvimento e a atuação do Poder Judiciário. O calendário de atividades prevê a realização de eventos e ações comemorativas (como palestras, exposições, ações de cunho social e concursos, entre outras) até maio de 2008.