Nos dias 28 e 29/6 aconteceu, na sede do Tribunal Superior do Trabalho – TST, em Brasília (DF), o Seminário Internacional “Sistemas de Jurisdição Trabalhista: pesquisa e integração”. A atividade foi coordenada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – ENAMAT.
O seminário deu seguimento à pesquisa fruto da parceria entre a ENAMAT, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e o International Policy Centre for Inclusive Growth – IPC-IG, iniciada em 2019. Durante o evento, houve intensa troca de experiências entre os representantes do Poder Judiciário e docentes do Brasil, África do Sul, Argentina, Coréia do Sul, México e Portugal.
Presença da ESMAT 15
A Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, Diretora Cultural e de Cidadania da AMATRA XV, Coordenadora Pedagógica da ESMAT 15 e do Comitê Científico de Assessoramento à Pesquisa da ENAMAT foi a responsável pela coordenação da equipe responsável pelas pesquisas divulgadas durante o evento.
No último dia do evento ela participou como debatedora na palestra: “Estudo Comparado de Sistemas de Jurisdição Trabalhista: África do Sul, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, México e Portugal”, ministrada pelo Professor Alexandre Cunha (Coordenador de Pesquisa do IPC-IG), cuja mesa foi presidida pelo Conselheiro Consultivo da ENAMAT, Desembargador Wanderley Godoy Jr. (TRT-12).
Pela Diretoria da ESMAT 15 ainda estiveram presentes os Juízes Sérgio Polastro Ribeiro (Diretor-Geral), Décio Umberto Matoso Rodovalho (Diretor de Cursos de Duração Continuada) e Maurício Bearzotti de Souza (Diretor Administrativo e Financeiro), que também representou a Escola Nacional da Magistratura – ENM após a participação do Desembargador Caetano Levi Lopes, Diretor-Presidente da instituição, que se ausentou após a abertura do Seminário.
Agenda Institucional
Dando sequência à agenda de compromissos institucionais em Brasília, os Diretores Sérgio Polastro Ribeiro e Maurício Bearzotti de Souza realizaram visitas às sedes da AMB e da ENM, onde foram recebidos pelo Desembargador Caetano Levi Lopes. No dia 29/6, na condição de Presidente da AMATRA XV, Sérgio Polastro Ribeiro também participou, presencialmente, do Conselho de Representantes da ANAMATRA.
ENM
A Escola Nacional oferece cursos de especialização e aperfeiçoamento cultural, jurídico e humanístico no Brasil e no exterior para magistrados e cursos na modalidade a distância para toda a comunidade jurídica. Para conferir, clique aqui.
Seminário Internacional da ENAMAT aborda sistemas de jurisdição trabalhista
Desembargadora do TRT-15, Tereza Aparecida Asta Gemignani, participou como debatedora na palestra de encerramento.