O projeto “Grafite na Escola” coordenado pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV e pelo Programa Conexão Social do SINDIVAREJISTA, com os alunos da Escola Municipal Pierre Bohomme, em Campinas, foi vencedor da 7ª edição do Prêmio ANAMATRA de Direitos Humanos 2016. A ação foi desenvolvida em 2015 com 20 alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, e venceu a categoria “Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)”. O prêmio foi entregue na noite do dia 24 de novembro no Rio de Janeiro/RJ.
A iniciativa foi realizada em parceria com o grafiteiro e artista plástico Gustavo Nénão, que desenvolveu oficinas com os estudantes que têm as mais variadas histórias de vida, vulnerabilidade social e alguns com deficiências intelectual e auditiva.
Durante dois meses, os alunos tiveram contato com o grafite por meio de palestras e aulas práticas. Culminando na produção de 16 painéis que se transformaram na exposição “O Trabalho é uma Arte” que percorreu cinco espaços públicos de Campinas/SP, sendo visitada por cerca de 100 mil pessoas.
O projeto premiado é vinculado ao `Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)”, uma iniciativa de construção de cidadania encabeçada pela ANAMATRA e atualmente desenvolvido no âmbito da jurisdição da Justiça do Trabalho da 15ª Região pela AMATRA XV, com apoio institucional do TRT-15 e da secretaria de Educação de Campinas entre outros parceiros.
A cerimônia de premiação da 7ª edição do Prêmio ANAMATRA de Direitos Humanos 2016 foi realizada no Museu de Arte do Rio de Janeiro e contou com a participação do Presidente da AMATRA XV, Juiz Luís Rodrigo Fernandes Braga; da Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA XV e Coordenadora do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania na 15ª Região; Juíza Adriene Sidnei de Moura David Diamantino; do Vice-Presidente da ANAMATRA, Juiz Guilherme Guimarães Feliciano; do Juiz Auxiliar da Presidencia do TRT-15 e Integrante da Comissão de Direitos Humanos da ANAMATRA, Juiz Firmino Alves Lima; da Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região, SINDIVAREJISTA, Doutora Sanae Murayama Saito; do responsável pelo projeto na Escola Municipal Pierre Bohomme, Professor Rodrigo Neris; pelo Artista Plástico e Grafiteiro, Senhor Gustavo Marciano Bordin “Nénão”, além de diversas outras autoridades.
O objetivo da premiação é valorizar ações realizadas por pessoas físicas e jurídicas no Brasil que estejam comprometidas com a defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho. O Prêmio ANAMATRA de Direitos Humanos 2016 distribuiu um total de 60 mil reais. Além da premiação em dinheiro, o vencedor em cada categoria/subcategoria recebeu a estatueta inspirada no “Cilindro de Ciro”.
*Com informações e fotos do SINDIVAREJISTA e da ANAMATRA
Projeto Grafite na Escola, do Programa TJC da AMATRA XV, recebe Prêmio ANAMATRA de Direitos Humanos 2016
O prêmio f