Até o final de 2.019, cerca de 2.300 alunos da rede municipal de ensino e de turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA devem participar das três etapas do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC”, desenvolvidas em Aparecida, Indaiatuba, Sorocaba e Campinas.
O TJC foi criado em 2.004 pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA. É executado regionalmente pelas Associações de Magistrados da Justiça do Trabalho – AMATRA´s.
Segundo a Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA XV, que é a Coordenadora Regional do TJC, Juíza Lady Ane de Paula Santos Della Rocca, “quando o Magistrado participa do Projeto, ele tem a oportunidade de se aproximar da sociedade e de se envolver com as questões locais”.
Confira abaixo, a tabela com números do TJC na 15.ª Região, ano de 2.019:
Ao longo de doze anos, mais de 22 mil pessoas, entre alunos e professores, foram diretamente beneficiadas pela atuação da AMATRA XV no contexto do TJC.
Fortalecendo a cidadania por meio da educação
Como explica o Diretor de Comunicação Social e Informática da AMATRA XV, Juiz Maurício Bearzotti de Souza, a relevância social do Projeto consiste na transmissão de noções básicas de Direito a pessoas que normalmente não têm contato com esse tipo de conhecimento. “Ao receberem essas informações, elas se tornam mais conscientes dos seus direitos, podendo, assim, lidar com eles de maneira mais apropriada”, ressalta.
Para o Presidente da AMATRA XV, Juiz Cesar Reinaldo Offa Basile, “esse tipo de transmissão de informação faz com que as pessoas consigam exercer sua cidadania plenamente”.
Interação com professores e alunos
É unânime entre os voluntários que propiciam a capacitação do TJC que um dos pontos altos da atividade consiste no contato direto com professores e alunos.
Em Campinas, a segunda fase do TJC (palestras aos alunos) foi inaugurada pelo Vice-Presidente da Associação, Alexandre Alliprandino Medeiros. Na oportunidade, avaliou positivamente o encontro com os estudantes: “Foi uma conversa bastante proveitosa. Um momento valioso. É sempre muito bom participar de atividades desse gênero”.
Depoimentos dos alunos
Aparecida Bragit de Souza, aluna do EJA/Campinas: “Me senti importante pelo fato de um Juiz estar disponível para vir aqui conversar com a gente. Sobre a Cláusula Pétrea, foi novidade pra mim. Também gostei o que ele falou sobre os direitos do trabalhador e sobre o [direito ao] lazer, que muitas pessoas não têm e a gente pode cobrar isso. Com certeza, vou passar para frente”.
Izaquel Bezerra da Silva, aluno do EJA/Campinas: “Foi bom demais. Estou saindo daqui com mais conhecimento. Muito boa a palestra e muito proveitosa. Mesmo com a idade que temos hoje, 44 anos, não sabíamos de todos os nossos direitos. Sobre o trabalho infantil, não tinha noção do que podia causar na saúde do adolescente. Hoje saio daqui sabendo bem mais”.
Assista o vídeo:
Parceiros do TJC
Atualmente, o Programa é patrocinado regionalmente pela Hyundai e conta com o apoio das Secretarias de Educação dos Municípios de Campinas, Aparecida, Indaiatuba e Sorocaba. Também, da Fundação Municipal para Educação Comunitária – FUMEC, ligada à Prefeitura de Campinas.
A AMATRA XV pretende expandir o TJC em 2.020, alcançando outras circunscrições da 15.ª Região.
Para saber mais sobre o TJC
Não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais:
- Facebook: https://www.facebook.com/TJC.AMATRAXV/
- YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC0FJ3swnpW7oU1uY02Q35dA (Canal “Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – AMATRA XV”)
Programa TJC deste ano beneficiou 2.300 alunos
A atividade quebrou paradigmas e aproximou, ainda mais, Justiça do Trabalho, comunidade jurídica e alunos rede pública de ensino