Na última sexta-feira, 19/6, a Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, Juíza Renata Gil de Alcântara Videira, participou do seminário “Saída de Emergência – Relações entre os Poderes constituídos durante e depois da pandemia”, realizado pela Revista Eletrônica Consultor Jurídico – CONJUR.
Durante sua participação, a Presidente da AMB afirmou que o Judiciário Brasileiro deu exemplo de renovação. “As respostas foram imediatas”, disse ela. E completou: “Até o presente momento, já foram mais de 267 milhões de atos processuais praticados e mais de R$ 367 milhões revertidos em favor da sociedade, desde o início da pandemia em 11 de março”.
Segundo o Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal – STF, a pandemia revelou a importância da valorização do Poder Público local e a proximidade do cidadão com as autoridades. A democracia participativa deve ser valorizada e aprofundada no momento pós-pandemia. “Não vamos superar a pandemia sem uma atuação muito positiva e forte do Estado na área da educação, saúde e sobretudo da economia”, afirmou.
O debate foi mediado pelo professor Otavio Luiz Rodrigues, Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP. Também participaram da atividade o Deputado Federal Baleia Rossi (MDB-SP), o Advogado-Geral da União, José Levi Mello Amaral e o Conselheiro Federal da OAB, Advogado José Alberto Simonetti.
Assista ao Seminário na integra clicando aqui (via Canal "TV ConJur" no YouTube):
Com informações da AMB.