Na última quinta-feira, 13/10, ocorreu a cerimônia de posse do Ministro Lelio Bentes Corrêa, como Presidente do Tribunal Superior do Trabalho - TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT. O evento foi realizado no Plenário Ministro Arnaldo Süssekind, no edifício-sede do TST, em Brasília.
Também foi empossado o Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, como Vice-Presidente do TST e do CSJT, e a Ministra Dora Maria da Costa, como Corregedora-Geral da Justiça do Trabalho.
O Presidente da AMATRA XV, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, prestigiou o evento, representando a entidade. Também estiveram presentes, pelo TRT-15, a Presidente e a Corregedora Regional, Desembargadoras Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla e Ana Paula Pellegrina Lockmann, respectivamente, bem como o Presidente e a Corregedora eleitos para o biênio 2022-2024, Desembargadores Samuel Hugo Lima e Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza. Prestigiaram ainda a posse o Desembargador decano do TRT-15, José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, os Juízes Lúcia Zimmermann (Auxiliar da Corregedoria-Geral da JT), Carlos Eduardo Oliveira Dias, Guilherme Guimarães Feliciano e Kathleen Mecchi Zarins Stamato, e o Diretor-Geral do Tribunal, Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser.
Visão humanitária e vanguarda
Em seu discurso, o novo Presidente do TST, Ministro Lelio Bentes Corrêa, ressaltou o papel da Justiça do Trabalho para a promoção da dignidade das pessoas e para o combate a todas as formas de discriminação e assédio. “É uma instituição que faz do oprimido a sua razão de ser. Que dá voz aos invisibilizados. Que faz do Direito instrumento de libertação e devolve a dignidade ao aviltado”.
O Ministro afirmou que categorias como gênero, raça, classe e sexualidade, entre outras, são estruturantes das relações sociais e devem ser consideradas conjuntamente na compreensão das relações de trabalho e na pacificação dos conflitos trabalhistas. “As diversas formas de vulnerabilidade social repercutem no mundo do trabalho, concorrendo para as mais variadas formas de exploração”, ressaltou.
E encerrou, dizendo que a Justiça do Trabalho permanece na vanguarda do Judiciário brasileiro, ao utilizar os meios tecnológicos para aumentar a produtividade e acelerar a tramitação dos processos ajuizados.
A AMATRA XV parabeniza os novos dirigentes do TST/CSJT e manifesta votos de uma boa e exitosa gestão.
Confira a cerimônia na íntegra:
Com informações do TST e TRT-15
Foto: TST