O Presidente da AMATRA XV, Juiz Alessandro Tristão, participou de ato público pela valorização da Magistratura no dia 16 de setembro, no auditório do Fórum Pedro Lessa, na Avenida Paulista. O evento, organizado pela Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp), contou com a participação de 50 juízes federais e protestou contra as práticas do Poder Executivo que têm atentado contra a independência do Judiciário.
Os juízes contestam o corte no Orçamento do Poder Judiciário efetuado pela Presidente Dilma Rousseff, atropelando o Poder Legislativo, que seria o responsável pela análise.
Segundo a Constituição Federal, o corte orçamentário que foi realizado compete apenas ao Legislativo. Quando isso não ocorre, é violada a independência dos Poderes.
Para Tristão, "é no mínimo desrespeitosa a forma com que o Poder Executivo trata o Poder Judiciário", acrescentando que "a saída para problemas dessa natureza deve ser assumida pelo próprio poder Judiciário, pois quem não se faz respeitar, não é respeitado".
Presidente da AMATRA XV participa de ato pela valorização da Magistratura em SP
Evento foi