A parceria da AMATRA XV pelo Programa TJC – Trabalho, Justiça e Cidadania com a Secretaria de Educação do Município de Campinas e o Sindivarejista está dando mais frutos. Desde 2009 o TJC trabalha com as Escolas de Jovens e Adultos em Campinas e em uma delas, identificou-se o interesse dos alunos com a arte do Grafite. Com base nesse interesse dos alunos, buscando diminuir a evasão escolar e o estímulo pela arte, o Sindivarejista buscou apoio em um artista campineiro de renome. Gustavo Nénão é reconhecido internacionalmente e concordou em participar dessa ação educativa com ênfase na cidadania.
A escola Pierre Bonhomme, na Vila Industrial acolheu o projeto e já recebeu o artista para a apresentação de seu trabalho aos professores. Neste primeiro contato, em 23/06/2015, o Nénão, como é conhecido, contou um pouco de sua história e como se considera um educador pela arte, motivando uma transformação da cidade pelo impacto visual.
Os passos seguintes da ação serão um bate-papo entre o grafiteiro e os alunos e depois teremos 4 oficinas de 30 alunos cada, quando serão trabalhados conceitos técnicos e foco nos temas Trabalho, Justiça e Cidadania. No final será produzido um painel que será apresentado na culminância, cerimônia de encerramento do programa TJC.
O artista já apresentou trabalhos em outros países como Estados Unidos, Holanda e Espanha e é campineiro, reconhecido também entre os grafiteiros brasileiros. Um dos trabalhos que Nénão apresentou foi recentemente exposto numa livraria da cidade, e era destinado também a deficientes visuais, com imagens grafitadas em material alto-relevo e baseadas numa poesia sobre a cegueira, de Matha Medeiros.
“Queixas e lamentações provocam cegueira.
Abram os olhos: nosso prazo de validade foi prorrogado.
A desesperança ainda pode ser substituída por projetos e realizações.
Quem tem 30 está dando os primeiros passos.
Quem tem 20, engatinha.
E quem tem menos vai cruzar a reta dos 100 dando cambalhota.
Vive mais quem não perde tempo.”
Parceria TJC, Secretaria de Educação de Campinas e Sindivarejista contam com apoio do artista Gustavo Nénão em ação educativa com ênfase na cidadania<
Projeto ar