Com informações do TRT-15
O TRT da 15ª Região implanta nesta sexta-feira, 22 de novembro, o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) nas 12 Varas do Trabalho e na Coordenadoria de Distribuição de Feitos do Fórum Trabalhista de Campinas. A solenidade terá início às 11 horas, com a presença do presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, do Presidente da AMATRA XV, juiz Alessandro Tristão, e da diretora do Fórum Trabalhista de Campinas, a juíza Ana Cláudia Torres Vianna.
Desta segunda-feira (18) até quinta-feira (21) estarão suspensos o atendimento de balcão e o ajuizamento de novas ações no Fórum Trabalhista de Campinas, para a implantação do PJe-JT. No entanto, as audiências nas Varas Trabalhistas locais, no período, deverão acontecer normalmente.
Principal projeto da Justiça brasileira nos últimos tempos, o PJe elimina completamente a utilização do papel no processo judicial. Com o sistema, as ações passam a tramitar inteiramente via internet, atribuindo ao computador, e não ao ser humano, tarefas repetitivas, como juntada de petições e contagem de prazos.
A redução do tempo de tramitação de cada processo é de cerca de 60%, especialmente com a eliminação de atividades cartorárias ou administrativas, com distribuição, autuação, protocolos e juntadas, numeração de folhas, certificação, expedição de intimações, controles de prazos, dentre outras.
Até o momento, 51 unidades da 15ª Região já operam com a nova ferramenta. Na 2ª instância, todas as 11 câmaras e quatro seções especializadas do Tribunal já estão com o sistema em pleno funcionamento. De agosto de 2012, quando o PJe começou a ser instalado no Regional, a julho de 2013, 21.251 processos eletrônicos ingressaram na 1ª instância da 15ª, segundo a Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TRT. Desses, 6.772 já foram solucionados.
PJe chega ao Fórum Trabalhista de Campinas
No período