O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
A data é celebrada todos os anos, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer- INCA, no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões. Em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. Os casos de câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia.
A AMATRA XV e ESMAT 15 apoiam a causa e ratificam a importância de se fazer o autoexame. O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de alguns sinais e sintomas. Cuide-se!