Em todo o mundo a campanha “Novembro Azul” é conhecida como Movember, junção das palavras Moustache (bigode) e Novembro (novembro). O mês foi escolhido porque no dia 17 é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
No Brasil, a campanha foi trazida, em 2008, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU, com intuito de quebrar o preconceito do homem de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.
Segundo a SBU, quando há o diagnóstico precoce, o tratamento é menos invasivo e oferece mais chances de cura.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma. Estimam-se mais de 65 mil novos casos para cada ano do triênio 2020-2022.
A AMATRA XV e ESMAT 15 apoiam a causa e incentivam a população masculina a ter maior cuidado com a saúde, deixando o preconceito de lado.