Hoje, 30/3, aconteceu a cerimônia de posse das novas Diretorias da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15.ª Região - AMATRA XV e da Escola Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15.ª Região - ESMAT 15, eleitas para o biênio 2.021/2.023. A solenidade foi transmitida pela “TV AMATRA XV”, na plataforma do Youtube.
O evento foi realizado totalmente de forma virtual em virtude da pandemia do Novo Coronavírus (SARS-coV-2) e atual fase do Plano São Paulo. No inicio da reunião, houve breve homenagem a todos que tiveram entes queridos vitimados.
Após a abertura oficial da sessão, feita pelo Presidente da AMATRA XV e ESMAT 15, Juiz César Reinaldo Offa Basile, a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região – TRT-15, Desembargadora Ana Amaryils Vivacqua de Oliveira Gulla destacou em sua fala que mesmo diante das adversidades impostas pela pandemia, não foram poucos os desafios, a Justiça do Trabalho não parou graças ao comprometimento de todos. "São muitas décadas de comprometimento do TRT-15 e da AMATRA XV para fazer chegar ao cidadão brasileiro uma prestação jurisdicional de qualidade. A prestação jurisdicional de excelência é a primazia do Tribunal e o que também impulsiona a Associação”. Para encerrar, “parabenizo o Juiz César Basile por sua dedicada gestão no comando da AMATRA XV nos últimos 2 anos. Para a nova Diretoria, desejo muito sucesso. As portas do Tribunal estão e estarão sempre abertas ao diálogo franco e respeitoso em prol de objetivos comuns”.
Associações Nacionais
Em sua fala, a Presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, a ANAMATRA, Juíza Noênia Aparecida Garcia Porto, disse que o trabalho associativo é e só pode ser representativo do esforço coletivo. “O movimento associativo regional e nacional conferem identidade interna e externa da magistratura trabalhista aos seus reclamos, aos nossos reclamos”. Segundo ela, “sempre foram tempos de luta, nunca de bonança. Os tempos de agora acelerados por essa vivência intensa do presente e pela ansiedade pelo futuro são desafiadores e eu tenho certeza que as boas e grandes causas da magistratura do trabalho encontrarão no diálogo institucional entre a AMATRA XV e a ANAMATRA os bons caminhos”.
A Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, a AMB, Juíza Renata Gil de Alcântara Videira contou que aprendeu muito com a atual gestão da AMATRA XV. “ Muitas sementes boas foram plantadas no seio da AMB e eu tenho certeza que frutificarão nas gestões subsequentes. Com os doutores César e Maurício aprendi uma nova forma de comunicação direta e eficaz com os Associados”, disse. Na oportunidade, prestou homenagem às vitimas do COVID-19: pessoas falecidas, enfermas e a todos os familiares.
Para encerrar, a Magistrada falou dos relevantes serviços prestados pela Justiça Brasileira, dando destaque à Justiça do Trabalho, “que é absolutamente focada no social e que teve uma importância histórica fundamental para a própria economia do país e para próprio fortalecimento do Estado Brasileiro. Enxergo que agora, nesse período de pandemia ela se faz mais relevante. Foi a Justiça do Trabalho que mais entregou valores diretamente ao cidadão brasileiro. Os números de produção são excepcionais”, ratificou.
A Presidente em exercício da Associação Brasileira de Magistrados do Trabalho, a ABMT, Juíza Olga Vixnevsky Fortes, enfatizou que as “Associações existem para somar e não para dividir. Estamos aqui como uma alternativa, com foco na carreira, nas prerrogativas dos Magistrados e sempre na busca de condições melhores. Nesse momento de pandemia em que surgem desafios a Justiça do Trabalho tem se mostrado pioneira entregando uma prestação jurisdicional séria”. A Magistrada disse se sentir honrada em participar porque sua origem foi na 15.ª Região, tendo sido aprovada no 17.ª Concurso do TRT-15.
Despedida
No inicio de seu discurso de despedida como Presidente da AMATRA XV, o Juiz César Reinaldo Offa Basile aproveitou para homenagear o Desembargador Luiz Antonio Lazarim, que anunciou sua aposentadoria, após 35 anos dedicados a distribuição da Justiça. "Um Magistrado que abrilhantou o TRT-15 não só pela sabedoria dos seus julgados, mas por estar a frente de seu tempo, sempre alinhado com a modernidade e com os avanços tecnológicos”, disse .
O Magistrado disse que a Chapa “RENOVAMATRA prometeu o novo; prometeu absorver as experiências do passado, mas realizar algo que ainda não havia sido feito; prometeu uma forma diferente de fazer gestão associativa; prometeu absoluta responsabilidade na gestão administrativa e financeira; prometeu fomentar a democracia e não realizar carreirismo; prometeu respeitar o pluralismo de ideas e tratar o Associado como pessoa capaz de realizar suas próprias avaliações; prometeu ser manter fielmente a ética, nunca fazendo prevalecer o interesse pessoal em detrimento ao interesse coletivo; prometeu estabelecer comunicação multifacetada, mais objetiva e direta a transmissão de todas as informações; prometeu o máximo de transparência possível, prestando contas de tudo feito em nome e com os recursos da Associação; prometeu coragem, altivez e combatividade e como ninguém nos convenceu de que fazer tudo isso era impossível fomos lá e fizemos o que exatamente prometemos fazer”. E completou: “pautamos nossa gestão na cortesia e no primado do diálogo. A cortesia, na dinâmica da reciprocidade e do respeito que AMATRA XV merece. E no diálogo genuíno, ou seja, aquele despido de qualquer expectativa de subserviência”.
Ressaltou que "é importante lembrar que não é o paletó que define uma pessoa, mas sim os princípios e os valores que ela cultua, defende e difunde".
E se despediu: "A família RENOVAMATRA sempre foi uma fortaleza ética, e, com muito orgulho do trabalho realizado, se despede."
Empossados
Após a leitura do termo de posse do novo corpo Diretivo da AMATRA XV e da ESMAT 15, foi exibido um vídeo especialmente preparado para a cerimônia, que retratava a esperança de novos tempos.
Em nome de toda a equipe empossada, a Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, Diretora Cultural e de Cidadania declarou: “Estamos vivendo o inicio de uma nova era. É preciso que a pequenez das idiossincrasias gratuitas e despropositadas sejam substituídas pela grandeza da luta, luta por um objetivo comum, voltado para a efetiva valorização do Magistrado como pedra angular de construção da sociedade que está nascendo neste novo tempo. Vida longa à nossa AMATRA XV !”
Para encerrar a solenidade, sob forte emoção, o Presidente eleito da AMATRA XV e Diretor- Geral da ESMAT 15, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, disse que suas palavras poderiam se resumir a uma só: Gratidão. “Gratidão tem sua origem na mesma raiz de onde provém a palavra “Graça”. Graça é favor imerecido. É a bondade recebida sem contrapartida. É a expressão mais pura da misericórdia. A graça recebida gera em nós gratidão. É esse o sentimento que me toma nesta tarde. Por isso, no encerramento desta cerimônia, e no início de uma nova jornada à frente da AMATRA XV e ESMAT 15, cabe a mim, acima de tudo, agradecer”.
Em seu discurso, o Magistrado lembrou de quando chegou no Fórum Trabalhista de Bauru, “ fui acolhido por tantas pessoas queridas, Magistrados, servidores, Advogados, mas ao menos gostaria de registrar aqui 5 agradecimentos, todos decorrentes dessa graça, desse favor imerecido que recebi: “Jesus Cristo, sou um discípulo dele. Mesmo com minhas limitações e falhas, procuro seguir seus passos”. “Minha família, toda ela, em especial minha amada esposa Loren, meus filhos, herança minha, meus pais, minha colunas e minha única irmã”. “À RENOVAMATRA, da qual tive o privilégio de integrar como Diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos. Agradeço a cada companheiro de gestão ao longo desses dois anos. Gostaria de citar cada um de forma especial, mas o faço na pessoa dos amigos fiéis e leais, César Basile e Alexandre Alliprandino”. “O 4.º agradecimento destino aos companheiros da gestão que se inicia, aos tripulantes da 14 BIS” e “por fim, aos Associados pela confiança depositada nas urnas”.
E encerrou: “E esses agradecimentos resumem a base da gestão que se inicia, a saber: fé, serviço, caráter, honra, honestidade, dignidade, renúncia, trabalho, paciência, amor, compromisso, coragem, resiliência, acolhimento, diálogo, leveza, alteridade, esperança de novos e ampliados horizontes, solidariedade, unidade, inovação, respeito à nossa história, equilíbrio e convergência de propósitos, tendo sempre a pessoa do magistrado como foco central da nossa atuação”.
Além das autoridades citadas, a solenidade foi prestigiada por Magistrados do TRT-15 e de outras Regiões, representantes do Ministério Público do Trabalho e da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.
Confira abaixo a cermimônia na íntegra.